Apesar de medidas impopulares, governadores têm avaliação melhor que Bolsonaro
Segundo o Datafolha, 38% da população acha que os chefes de Executivo estaduais são mais eficientes no combate à Covid-19 enquanto 16% apontam o presidente
Apesar de ter mudado a sua postura em relação à vacina e ao uso de máscara, o presidente Jair Bolsonaro tem mantido firme a sua trincheira contra o isolamento social e disparando críticas aos governadores que têm adotado restrições de circulação e de funcionamento de atividades para deter o novo coronavírus.
Bolsonaro tem feito pregação quase diária contra as medidas de distanciamento social. O discurso mobilizou adeptos a protestarem contra os chefes de Executivo estaduais, mas não colou para a maioria da população. Segundo o Datafolha, 43% dos brasileiros responsabilizam o presidente pela situação atual da pandemia, contra 17% que miram nos gestores estaduais. A pesquisa também mostra que 38% das pessoas acham que os governadores combatem melhor a pandemia, enquanto o presidente é citado por 16%.
O resultado mostra que a balança a favor dos governadores é significativa e que a percepção da população continua mais favorável ao papel que eles vêm desempenhando, apesar da série de medidas impopulares tomadas para deter o novo coronavírus, como o fechamento do comércio, a implantação de toque de recolher e a suspensão do transporte coletivo, entre outras.