Covid-19: metade dos brasileiros acha que vacinação é lenta no Brasil
Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, 49,3% dos entrevistados consideram baixa a velocidade da imunização no país; 12% afirma que não irá se vacinar
Metade dos brasileiros (49,3%) considera baixa a velocidade da vacinação contra a Covid-19 no país, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 12 e 16 de junho de 2021. Apenas 12,2% disseram que a velocidade é alta (veja quadro completo abaixo).
O levantamento também consultou os entrevistados que ainda não foram imunizados sobre a intenção de se vacinarem: 12% disseram que não pretendem tomar o imunizante (veja quadro abaixo). Nesse contingente, os mais resistentes são homens (14,5%), brasileiros de 25 a 34 anos (14,2%) e moradores da Região Sul (13,8%). O país vacinou até agora 30% da sua população.
A pesquisa também perguntou se o entrevistado conhece alguém que não irá se vacinar: 34,5% afirmaram que sim – outros 63,8% disseram que não e 34,5% não souberam ou não quiserem responder.
Outra pergunta feita pelo instituto foi como os brasileiros enxergam a eficácia da vacina. Quase a metade disse que considera os imunizantes eficazes (veja quadro abaixo).
A pesquisa foi feita por meio da abordagem pessoal de 2.002 entrevistados em 152 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.