Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Com a ajuda do presidente, bolsonarismo ‘massacra’ o STF em rede social

Levantamento da consultoria Bytes para VEJA mostra que, das cem mensagens sobre o Supremo mais retuitadas, 84 são de aliados do presidente, todas negativas

Por Camila Nascimento Atualizado em 21 ago 2021, 11h49 - Publicado em 21 ago 2021, 11h06

O Supremo Tribunal Federal se tornou um alvo preferencial do bolsonarismo no Twitter, particularmente após a polêmica em torno da adoção do voto impresso – pauta do presidente Jair Bolsonaro derrotada no Congresso –, com o predomínio absoluto de mensagens negativas sobre a atuação da Corte e de seus ministros.

Segundo levantamento feito pela consultoria Bytes a pedido de VEJA, das cem mensagens mais retuitadas nos últimos 30 dias, 84 foram publicadas por contas de políticos bolsonaristas ou influenciadores que apoiam o governo.

A mensagem mais compartilhada foi justamente do presidente da República, no dia 14 de agosto, com quase 19 mil retuítes. “Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. – De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais””, afirma Bolsonaro, citando os dois principais alvos da fúria bolsonarista nas redes sociais.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1426502313770897409?s=20

Uma constatação da Bytes é que, enquanto os bolsonaristas atacam em uníssono o STF, a oposição só menciona o tribunal para criticar Bolsonaro, sem defender a Corte ou promover sua importância para uma sociedade democrática. Para os defensores do governo, a cúpula do Poder Judiciário federal é vista como propagadora de fake news contra Bolsonaro e de colocar obstáculos ao governo no enfrentamento da pandemia – uma mentira divulgada frequentemente pelo presidente.

Continua após a publicidade

Nos últimos 30 dias, o Supremo foi mencionado em 2,76 milhões de tuítes no Brasil. Barroso e Moraes são os mais citados – o primeiro, que assumiu a oposição ao voto impresso, ganhou uma hashtag própria: #barrosonacadeia, a principal associada ao STF nesse período. Outra hashtag bastante usada é #stfvergonhanacional, que vem sendo publicada frequentemente desde o ano passado.

Segundo a Bytes, os números mostram que o STF precisa “urgentemente de um meticuloso trabalho de gerenciamento de crise de imagem, uma boa dose de reestruturação de marca e o fortalecimento das relações com os “brand lovers” (que tem devoção a uma marca), a fim de neutralizar a ação dos detratores”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.