Adversários já admitem a provável vitória de Arthur Lira na Câmara
Entusiasmo dos defensores da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) vai minguando à medida em que aumenta a intervenção do Palácio do Planalto na disputa
Parlamentares aliados do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) passaram a admitir em reserva que o seu adversário, Arthur Lira (PP-AL), deve sair vitorioso na eleição da Câmara, marcada para o dia 1º de fevereiro.
A admissão foi feita por políticos que há três semanas estavam empolgadíssimos com a candidatura do emedebista. O entusiasmo foi minguando à medida em que Lira, com a interferência explícita do Palácio do Planalto (entenda-se: oferecendo cargos e emendas), foi angariando apoios entre os partidos que haviam formalizado apoio a Rossi.
Um dos maiores baques para a campanha do emedebista foi o racha dentro do DEM, o partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), que tem empenhado todos os esforços para eleger Rossi como o seu sucessor. Na segunda-feira 25, Lira se reuniu com cindo deputados do DEM na Bahia, além de ter se encontrado com o presidente da sigla, ACM Neto.
Aliados de Lira já estão cantando vitória e propagam que têm mais de 300 parlamentares do lado deles, o que garantiria a vitória do candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonbaro no primeiro turno. Um líder de um partido fechado com Baleia Rossi comentou que, hoje, se a eleição da Câmara estivesse valendo dinheiro, ele apostaria todas as fichas em Lira.