Clique e assine com até 92% de desconto
Letra de Médico Por Adriana Dias Lopes Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil

Quando é a hora de fazer um check-up médico

Exames preventivos podem identificar fatores de risco cardiovasculares e estágios iniciais de alguns tipos de câncer inaparentes

Por Marcus Malachias Atualizado em 16 fev 2017, 13h33 - Publicado em 15 fev 2017, 12h00

Há quem ainda pense que check-up médico é sinônimo de exames muitas vezes desnecessários e onerosos. Mas ninguém discute que a maioria dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e os estágios iniciais do câncer são assintomáticos e precisam ser diagnosticados precocemente.

Não fossem os exames preventivos, como então identificar males inaparentes como hipertensão, glicose e colesterol elevados, alterações iniciais dos rins, disfunções da tireoide, nódulos mamários, lesões no colo uterino e câncer de próstata?

Há consenso que, seja sob o nome de check-up ou de consulta preventiva, ninguém deve deixar de realizar avaliações médicas periódicas. Crianças devem visitar anualmente o pediatra. Adolescentes devem ir ao ginecologista à partir da puberdade. Adultos devem fazer o check-up de prevenção de doenças crônicas à partir dos 30 anos, ou antes se houver alguma dúvida ou sintoma.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, seguida do câncer. Quem tem história familiar de infartos, derrames, angioplastias coronárias, cirurgias de pontes de safena ou mamária e doenças cardíacas congênitas deve estar mais atento e buscar uma avaliação cardiológica mais precoce.

Há, em geral, dois tipos de check-up: o executivo – em que se faz uma série de exames e consultas de diferentes especialidades em um só dia; e o individualizado – no qual o cardiologista ou o clínico, em uma consulta, solicita os exames pertinentes às necessidades de cada indivíduo, gênero, idade, profissão etc.

Sejam eles mais complexos ou mais objetivos, os check-ups constituem uma importante forma de preservar a saúde e prevenir doenças. Defina a forma de check-up que mais se adapta ao seu estilo e ao seu bolso, escolha o médico ou o serviço de saúde de confiança, mas não deixe de incluí-lo em sua lista de metas a serem cumpridas neste e em todos os demais anos.

 

blog-letra-de-medico-marcus-malachias
Douglas Magno/VEJA.com

 

Quem faz Letra de Médico

Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista

Continua após a publicidade
Publicidade