Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Álcool em pequenas doses pode proteger o cérebro

Uma nova pesquisa revelou que o consumo de baixas quantidades de álcool pode trazer benefícios à saúde, como redução da mortalidade e do risco de Alzheimer

O consumo de álcool, em doses não exageradas, pode ajudar a diminuir a inflamação do cérebro e limpar as suas toxinas, inclusive as ligadas a doenças graves como Alzheimer. Uma pesquisa revela que baixas concentrações de álcool ativam o sistema glinfático – um sistema recentemente descoberto que funciona como protetor dos neurônios, as células cerebrais. O estudo, realizado em camundongos, demonstrou que os benefícios ocorreram na quantidade correspondente ao consumo em humanos de cerca de duas doses de bebidas alcoólicas ao dia, para homens, sendo a metade para mulheres.

Álcool e coração

Uma análise de treze pesquisas sobre o impacto do consumo de álcool na saúde, publicada em 2017, revelou que, ao longo de doze anos, homens que consumiam de quatro a catorze doses e mulheres que consumiam de quatro a sete doses de bebidas alcoólicas por semana tiveram uma maior expectativa de vida que aqueles que consumiram menores quantidades ou não bebiam. Em comparação aos abstêmios, os bebedores moderados adultos apresentaram 22% menos mortes por todas as causas e 29% menos mortes por doenças cardiovasculares no período.

A mesma análise revelou, contudo, que quando o consumo médio de bebidas alcoólicas estava acima dessas quantidades, o número de mortes foi muito superior, o mesmo ocorrendo com aqueles que faziam consumo exagerado em um só dia, algo como cinco ou mais dores diárias. Uma dose padrão de bebida alcoólica é equivalente a 10 gramas de álcool, correspondendo a 330 mililitros de cerveja, 140 mililitros de vinho ou 40 mililitros de destilado.

Dois lados da verdade

Médicos e cientistas, em geral, temem divulgar pesquisas favoráveis ao consumo de bebidas alcoólicas, tendo em vista os nefastos efeitos sociais e à saúde do seu consumo exagerado e da adição. Além disso, pesquisas realizadas em camundongos podem não refletir exatamente o que ocorre em humanos.

Embora, em geral, o álcool possa ser consumido com moderação e até com potenciais benefícios à saúde, a Organização Mundial de Saúde esclarece que há situações em que o seu consumo  não é recomendado nem em pequenas quantidades, como em mulheres grávidas ou tentando engravidar, em pessoas que planejam dirigir ou que estão realizando tarefas que exijam alerta e atenção como a operação de uma máquina, alcoolistas em recuperação, menores de 18 anos, pessoas com condições clínicas que podem ser agravadas com o uso do álcool – como hipertensão e diabetes não controlados, pessoas em uso de medicamentos – devendo para isso consultar o médico.

 

Marcus Malachias

 

Quem faz Letra de Médico

Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Ludhmila Hajjar, intensivista
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil, cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. manoel heriberto manoel

    o Álcool da cirrose epatica ,, (câncer do figado)câncer no exófago, pâncreas, bexiga,rins,causa acidentes,desunião na família, crimes, MINHA MÃE DIZ QUE VOCÊ COME UMA COMIDA BEM GOSTOSA, O ANJO DA GUARDA AGRADECE, E QUANDO VOCÊ TOMA UM COPO DE ÁLCOOL, ELE TE ABONDONA ! QUE MAS?

    Curtir

  2. CARLOS SOLRAC

    Sempre aparece um pesquisador cachaceiro defendendo a ideia de que o álcool seja bom pra alguma coisa. Isso é coisa de cachaceiro.

    Curtir