
Mais vale um Woody Allen na mão…
Abe Lucas, um bad boy da filosofia que acaba de ser contratado por uma universidade da Costa Leste, já não vê qualquer sentido na vida: a aleatoriedade da existência humana é, para ele, apenas um prelúdio da desintegração e morte do universo.
Abe, interpretado por Joaquin Phoenix com aquele desconforto de quem está se sentindo mal dentro da própria pele, perdeu de tal forma o apetite pela vida que nem o sexo faz mais parte do seu cardápio: Rita (Parker Posey), uma quarentona insatisfeita, tenta seduzi-lo, e nada. Sua jovem aluna Jill (Emma Stone, a nova musa de Woody Allen) declara-se para ele, e nada. Eis que, um dia, o acaso intervém: tomando café numa lanchonete, Abe e Jill sem querer ouvem a conversa da mesa ao lado – e Abe, inesperadamente, acha que encontrou um propósito para viver.
Não há nada neste novo filme de Woody Allen que já não se tenha visto antes – e melhor – em outros filmes de Woody Allen. Por exemplo, em Crimes e Pecados (1989), Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993), Match Point (2005), O Sonho de Cassandra (2007). Duas razões para isso: Woody, primeiro, é obcecado pelo Crime e Castigo de Dostoievsky (pelos autores russos em geral, na verdade), e não perde oportunidade de voltar a esse dilema moral em particular, o dos crimes com uma justificativa ética ou pessoal. Segundo, um dos aspectos mais fascinantes da carreira de Woody é esse, a maneira como ele trabalha, retrabalha e repisa alguns mesmos temas sob diversos ângulos e com abordagens diversas, da comédia à farsa, o drama e o suspense.
Homem Irracional não está entre os melhores da sua fase recente? Não importa. Outro dado essencial à criatividade de Woody é a regularidade com que ele cria. Se ele deixasse de lançar um filme todo ano, nesta época do ano, porque este aqui não é tão bom quanto aquele lá, então o fato é que não haveria “aquele lá”, aquela obra-prima que de vez em quando pega todo mundo de jeito, como Match Point ou Meia-Noite em Paris. Assista a Homem Irracional e incentive o Woody a continuar trabalhando. Ele está com 79 anos mas ainda tem muito gás.
Trailer
Homem Irracional(Irrational man)Estados Unidos, 2015Direção: Woody AllenCom: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey, Jamie Blackley, Sophie von Haselberg, Tom KempDistribuição: Imagem Filmes