Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Isabela Boscov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

“Bingo – O Rei das Manhãs”: O melhor desde “Cidade de Deus”

Para o palhaço de Vladimir Brichta, a vida não é brincadeira não

Por Isabela Boscov Atualizado em 24 ago 2017, 19h20 - Publicado em 23 ago 2017, 17h45

Tenho um dilema. Se eu elogiar aqui Bingo na medida em que eu acho que ele merece, talvez ponha um fardo injusto sobre o filme: o de suscitar em todo leitor que for vê-lo a expectativa de sentir os mesmos entusiasmo e excitação que ele me provocou – e diferentes espectadores, óbvio, reagem de maneiras diferentes. Mas quer saber? Às favas com a moderação. Bingo – O Rei das Manhãs é o filme mais excitante, exuberante, atrevido e original feito por um cineasta brasileiro desde que Cidade de Deus foi lançado, quinze anos atrás. É uma viagem: aos anos 80 (que trilha sonora! que desenho de produção!), a uma cultura pop em efervescência, a uma TV cafona e engraçada, que andava testando os limites do admissível (ver Bingo apresentando seu programa infantil ao vivo, com aquele humor sacana e meio raivoso, é uma experiência indescritível), e a um drama que pode parecer muito particular – o do ator que tem de permanecer anônimo sob seu personagem –, mas que, na verdade, diz respeito a qualquer pessoa que já tenha sentido que a vida está escapando ao seu controle. Bingo, enfim, é um par de horas memorável. E digo isso admitindo que meses atrás, quando ouvi falar do projeto, pensei: “Hmmm, um filme sobre o cara que fazia o Bozo? Mesmo?”. Pois aos dez minutos de projeção eu já estava  arrebatada pela direção de Daniel Rezende (que foi o montador de Cidade de Deus e aqui estreia como diretor de longa), pelo roteiro de Luiz Bolognesi e, não menos importante, pela interpretação estupenda de Vladimir Brichta, que sempre se mostrou excelente ator mas, como se vê agora, precisava de um papel como este para provar as distâncias que é capaz de percorrer. Desde que assisti ao filme, todos os dias me pego pensando, em algum momento: quero – não, não quero, preciso – rever Bingo e mergulhar de novo, junto com Brichta, nesse personagem irrefreável e nessa história inquietante, engraçadíssima mas também tão trágica.

Leia a seguir a resenha completa:


A Estrela Oculta

Inspirado na vida de um ator que interpretou o palhaço Bozo, Bingo – O Rei das Manhãs é uma dessas erupções criativas que às vezes chacoalham a produção nacional

Há que respeitar um ator como este: encarnando um abajur erótico (!) numa pornochanchada, fazendo uma ponta de uma fala só na novela ou vestindo fantasia de palhaço idêntica à dos 99 outros candidatos a apresentador de programa infantil, Augusto Mendes (Vladimir Brichta) é sempre os mesmos 100% de empenho, energia e concentração. Para Augusto, qualquer papel é um papel; algo em que se devem cravar os dentes até que se opere aquela transubstanciação do intérprete em uma força incontrolável. Pois Bingo – O Rei das Manhãs promete e cumpre. Diante do produtor americano irritado com a fiada de incompetentes que viu até ali, Augusto – que entrou por acaso na fila do teste – decide que aquele é o dia do seu basta. Deixa vir o íncubo que vive dentro dele e que cada vez mais o atormenta e metamorfoseia-se em Bingo – um palhaço traquinas e insolente, irreverente e raivoso, que põe o estúdio abaixo com sua performance. O americano não entende uma palavra do que ele diz (ainda bem), mas compreende a reação que provoca: Augusto agora é Bingo, destinado a levar a emissora meio mambembe à liderança de audiência. Mas que destino perverso: por contrato, ninguém jamais deverá saber quem é o homem por trás do palhaço. Esse ator que repentinamente ficou sem rosto nem nome, e do qual tanta popularidade emana sem que ele possa usufruir algum reconhecimento, não vai suportar a contradição, e vai ruir. E que calamidade espetacular ele é.

Continua após a publicidade
Bingo - O Rei das Manhãs
(Warner/Divulgação)

Interpretado por Brichta num genuíno tour de force, em um desempenho que conjuga precisão técnica com uma turbulência irresistível, Augusto/Bingo é inspirado em Arlindo Barreto, que foi o palhaço Bozo do SBT entre 1984 e 1986, no programa que conduziu a emissora de Silvio Santos ao primeiro lugar do ibope matinal (e também vespertino: a certa altura, Bozo chegou a ficar oito horas seguidas no ar, num revezamento de intérpretes sob a fantasia do palhaço). Filho da atriz e vedete Márcia de Windsor (no filme rebatizada de Marta e vivida por Ana Lucia Torre), Barreto cresceu ansiando pelos holofotes. As condições em que seu desejo foi atendido, no entanto, provaram-se irreconciliáveis com sua sede de aprovação. Barreto, que já tinha um gostinho pela doideira, tentou remendar a ruptura com quantidades prodigiosas de sexo, álcool e cocaína (“70% de inspiração e 30% de uísque” era o seu lema). Varreu de sua vida tudo que não fosse Bozo ou noitada, incluindo o filho pequeno, que adorava (interpretado pelo ótimo Cauã Martins). Bateu no fundo do poço, e daí mais fundo ainda, antes de conseguir se pôr nos trilhos (hoje é pastor, e às vezes se apresenta como Bozo em cultos evangélicos).

Bingo - O Rei das Manhãs
(Warner/Divulgação)

Pelo tipo de criatura que Bingo – O Rei das Manhãs é – brasileiríssima, arrojada, exuberante e perfeitamente confortável em não separar o cômico do desesperador –, é com Cidade de Deus que se pode traçar sua afinidade entre a produção nacional das duas últimas décadas. Foi Cidade de Deus, de fato, que inaugurou a carreira de Daniel Rezende, indicado ao Oscar de montagem pelo filme em 2004. Com Bingo, Rezende faz sua estreia na direção de longa-metragem como se o set de filmagem, e não a salinha de edição, tivesse sido sempre seu hábitat: dono de um estilo coesivo e dinâmico, ele imprime um ritmo puxado ao filme e põe todo o elenco no mesmo embalo, de Leandra Leal, excelente como a produtora evangélica que desaprova Augusto mas o adora, a Augusto Madeira como o cameraman baladeiro e Emanuelle Araújo como Gretchen (a única personagem que conserva seu nome real) – cujo rebolado não muito apropriado para menores ajudou a jogar o ibope de Bozo nas alturas.

Bingo - O Rei das Manhãs
(Warner/Divulgação)

Munido do escrutínio típico de montador, Rezende usa tudo que tem à mão como componente narrativo, e tira de cena qualquer coisa que não sirva a esse propósito. A recriação da São Paulo dos anos 80 é calibrada à perfeição – “para não exagerar no exagero”, disse o diretor a VEJA –, vívida mas sem preciosismo. Quando algum elemento é usado de maneira ostensiva (por exemplo, o Fiat 147 azul-calcinha que Augusto troca por um Opala SS laranja com o primeiro salário de Bingo ou o apartamento que ele compra no cobiçado Edifício Saint Honoré, na Avenida Paulista), é porque o protagonista necessita que este expresse o que ele próprio não pode revelar.

Continua após a publicidade
Bingo - O Rei das Manhãs
(Warner/Divulgação)

Bingo, entretanto, não é exatamente Bozo, assim como Augusto não é inteiramente Arlindo: em parte para não tropeçarem em questões de marcas e direitos, e também porque isso lhes daria a liberdade necessária, Rezende e o roteirista Luiz Bolognesi criam uma versão saturada do protagonista: ver Bingo ao vivo no estúdio de TV é uma experiência da qual o espectador não há de se esquecer tão cedo, pela euforia e pela incredulidade que ela é capaz de causar. Rezende e Bolognesi divertem-se à beça, também, trocando os nomes. A Rede Globo vira Mundial, a “dama prateada” da audiência, no lugar do então popular apelido de “Vênus platinada”. Baixam a resolução da imagem nos créditos iniciais para imitar a qualidade precária dos videocassetes, enfiam um certificado de censura batido a máquina na abertura e deleitam o espectador com uma infinidade de brincadeiras com a cultura pop brasileira da época – brincadeiras que acrescentam à história, frise-se, não referências enfiadas nela a esmo. (A trilha sonora, aliás, deve ser disponibilizada no Spotify, incluindo faixas que não entraram no corte final mas serviram de inspiração ao filme.)

Bingo - O Rei das Manhãs
(Warner/Divulgação)

Um dos aspectos mais revigorantes de Bingo é o capital narrativo que ele enxerga no trabalho do protagonista. Numa dramaturgia em que, nas novelas e com frequência também nos filmes, as cozinheiras não preparam comida, os motoristas não dirigem, os médicos de emergência ridiculamente auscultam o paciente com ar sério e os empresários são vistos em seu escritório apenas em encontros dramáticos com rivais ou amantes, Bingo é uma exceção – como o foi, por exemplo, Tropa de Elite: o roteiro que deposita sua confiança na ideia de que cada um é em grande medida definido pelo que faz, e por como o faz. Esse fazer, assim, tem de estar retratado com conhecimento e verossimilhança, porque é só nele que se encontrarão certos dados essenciais sobre a pessoa de que se está tratando. Bingo investe tempo na rotina do estúdio, nas marcações do cenário, nas primeiras transmissões malsucedidas do programa, nas aulas que Augusto vai tomar com um palhaço de verdade (Domingos Montagner, morto em 2016, com cuja companhia, La Mínima, Brichta se preparou para o papel).

E assim Bingo – O Rei das Manhãs atinge o âmago do drama que lacera o protagonista: não apenas o anonimato, mas o fato de que, na pele do palhaço, Augusto afinal descobre quem é, e a qual propósito serve – e não mais consegue ser Augusto sem ser também integralmente Bingo.

Isabela Boscov
Publicado originalmente na revista VEJA no dia 23/08/2017
Republicado sob autorização de Abril Comunicações S.A
© Abril Comunicações S.A., 2017

Trailer

Continua após a publicidade

Entrevista com o diretor Daniel Rezende

BINGO – O REI DAS MANHÃS
Brasil, 2017
Direção: Daniel Rezende
Com Vladimir Brichta, Leandra Leal, Ana Lucia Torre, Augusto Madeira, Cauã Martins, Emanuelle Araújo, Pedro Bial, Tainá Müller, Soren Hellerup, Domingos Montagner
Distribuição: Warner
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.