França planeja sacrificar quase 1 milhão de patos
A intenção é conter um novo surto de gripe aviária que se espalha pelo país

Para controlar uma severa gripe aviária, o Ministério da Agricultura da França ordenou o abate de patos em grande escala, em três regiões do país.
Segundo as autoridades francesas, o vírus H5N8, altamente contagioso, se espalhou rapidamente pela população de aves, com 89 casos já registrados. Com o objetivo de evitar uma crise, patos e gansos que vivem livres nas regiões de Gers, Hautes-Pyrenees e Landes devem ser mortos na próxima semana.
https://twitter.com/TIME/status/817009029683838977
A estimativa é de que pelo menos 800.000 animais, que em sua maioria pertencem a produtores de foie gras, sejam abatidos. “O princípio é matar rapidamente as espécies mais afetadas pelo vírus”, afirmou o ministério em nota.
Segundo Marie-Pierre Pe, da produtora de foie gras CIFOG, o governo planeja que o abate seja feito até o dia 20 de janeiro. Se o vírus não for contido, até 1,3 milhão de patos podem ser abatidos.
Outros países, como a República Checa e a Eslovênia, também registraram surtos de gripe aviária nos últimos dois meses. O vírus H5N8 é altamente nocivo para os patos, porém, nunca foi encontrado em humanos e não pode ser transmitido pelo alimento.
https://twitter.com/guardian/status/817372143935770624
(Com Reuters)