Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

Vídeo especial – João Santana admite ‘caixa 2′ (propina!) na campanha de Dilma e mentira para poupá-la

Blog edita com legendas (e comenta) trecho do depoimento do marqueteiro a Sergio Moro

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 4 jun 2024, 22h12 - Publicado em 22 jul 2016, 13h48

Assista.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qiKeD9rLtd8?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Este blog nunca acreditou na mentira inicial de João Santana, que o próprio marqueteiro agora admite (entre tentativas patéticas de justificar seu crime), nem que ele não soubesse – como ainda insiste em alegar – a origem espúria do dinheiro roubado da Petrobras.

O post irônico de fevereiro deste ano “Marqueteiro de Lula e Dilma não sabe de nada“, com o subtítulo “É curioso ver o truque sendo usado pelo autor original”, merece ser relido à luz dos novos acontecimentos:

“1) A maior prova de que petistas só fingem se corrigir para continuar mentindo com maior legitimidade é que o marqueteiro João Santana, nas declarações retificadoras feitas à Receita Federal em 2015, acrescentou a seus bens quatro empresas no exterior, mas omitiu do fisco brasileiro a posse da offshore Shellbill Finance S.A, por meio da qual recebeu 7,5 milhões de dólares no exterior de offshores da Odebrecht e do operador de propinas Zwi Skornicki.

Continua após a publicidade

2) A origem desses 7,5 milhões de dólares, segundo a Lava Jato, é o esquema de propinas na Petrobras. O valor inclui 1,5 milhão de dólares recebidos em três repasses de 500 mil cada entre julho e novembro de 2014, durante a campanha presidencial de Dilma Rousseff, para a qual João Santana trabalhou.

3) Lula disse que não sabia de nada do mensalão. Dilma disse não sabia de nada do petrolão. João Santana é o marqueteiro de Lula e Dilma. João Santana disse que não sabe de nada sobre ‘a origem dos valores que ingressaram na conta bancária da Shellbil’, nem sobre ‘o destino dos valores utilizados na conta’. É curioso ver o famigerado truque sendo usado pelo autor original.

4) A esposa de Santana, Mônica Moura, declarou que os valores eram provenientes de campanhas realizadas por empresas do marqueteiro no exterior em eleições na Venezuela, Angola e Panamá; e que a empresa do casal recebeu via caixa dois da Odebrecht, empreiteira que até outro dia negava tudo veementemente, mas que, a qualquer momento, pode negar veementemente que tenha negado tudo.

Continua após a publicidade

5) Que o pagamento da campanha do presidente angolano – encerrada em agosto de 2012 e cujas contas foram divulgadas pelo próprio Santana – só tenha sido concluído em novembro de 2014 é uma alegação suficiente para convencer o eleitorado petista, mas não os investigadores do Ministério Público Federal.

6) Santana não confirmou a versão da própria mulher. Curiosamente, disse que ‘não tomou conhecimento do pagamento por terceiros de valores referentes às campanhas’, ao mesmo tempo em que negou que a conta da Shellbill tenha recebido ‘qualquer valor originado das campanhas presidenciais no Brasil’. Mas se o marqueteiro não sabe a origem dos valores nem tomou conhecimento dos pagamentos, como pode saber de onde a grana não veio? Traduzindo: Santana diz que não sabe de nada, exceto qualquer coisa que prejudique o PT. Aham.”

Eis aí.

Continua após a publicidade

Como queríamos demonstrar.

****

Dilma comentou no Twitter:

Continua após a publicidade

dilma-tuite-santana

Petista graúdo é assim: quando já não pode mais negar o crime, alega indiretamente incompetência de gestão para evitar ser implicado junto com os comparsas.

#DilmaNuncaMais.

Continua após a publicidade

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e no Youtube.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.