Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

Oposição e Nardes reagem a golpe do governo Dilma no TCU. Sociedade tem de reagir também!

"Não antecipei o voto", diz ministro. "Quando é a favor do PT, é legítimo. Quando é contra, é suspeito", diz deputado

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 31 jul 2020, 00h23 - Publicado em 4 out 2015, 20h10

coletiva_agu-e1443997419828

O governo golpista de Dilma Rousseff não deixa a gente descansar nem domingo.

Luís Inácio Adams, da AGU, informou à imprensa que pedirá o afastamento do ministro Augusto Nardes da relatoria e do julgamento do processo que analisa no TCU as contas fraudulentas de 2014.

A alegação de Adams e do advogado do PT disfarçado de ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é de que Nardes infringiu o regimento do tribunal ao manifestar opinião e antecipar publicamente o voto que deverá apresentar na sessão de quarta-feira (7).

Traduzindo: o governo que atropelou a lei para ganhar a reeleição agora quer atropelar também a instituição que o desmascarou, para adiar o processo de impeachment.

A manobra – que contou com o apoio velado do ministro Benjamin Zymler, do TCU – tem ainda o agravante da velha ingratidão petista, porque o próprio Nardes alertou pessoalmente Dilma em 2013 sobre o risco de rejeição das contas por causa das pedaladas – e, mesmo assim, ela foi em frente.

Continua após a publicidade

Mais: Nardes deu o direito de defesa e contraditório ao prorrogar duas vezes o prazo para o governo explicar as irregularidades (precavendo-se, conforme explicou a este blog, contra possível recurso do governo no STF que poderia adiar ainda mais a decisão).

Agora, o governo promete recorrer à Corregedoria do TCU, o que levará os próprios ministros do tribunal – pressionados por Zymler – a decidirem se vão afastar ou não Nardes, que já disse ao Globo:

“Não antecipei o voto.”

Segundo ele, “a matéria já está sendo discutida há muito tempo e já houve dois julgamentos, tanto o processo original das pedaladas fiscais quanto a primeira parte do processo das contas”.

Continua após a publicidade

Mais:

“Lá atrás, já houve um voto preliminar, em que dizia que as contas não estavam em condições de serem apreciadas. Abrimos, então, para o contraditório”.

“Não liberei o voto à imprensa. Liberei o voto para os ministros e o Ministério Público junto ao TCU. Esse trabalho é coletivo, envolvendo toda a área técnica”.

O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) reagiu no Twitter ao golpe do governo:

Continua após a publicidade

“O Congresso deve se pronunciar sobre essa intimidação do governo ao TCU, que é órgão de fiscalização auxiliar do Legislativo”; “deve respaldar e garantir a liberdade de atuar para o ministro e para o TCU. Ele não pode ser afastado, porque contraria o governo.

Mais:

“Vamos mobilizar toda a oposição para denunciar e combater essa manobra do governo Dilma, para se livrar da rejeição de suas contas.

Essa intimidação ao ministro Nardes mostra o modo petista: quando o pronunciamento é a favor do PT é legítimo. Quando é contra, é suspeito.”

Continua após a publicidade

Exato, deputado. E a sociedade também de tem de reagir com protestos.

O PT acusa os adversários de não aceitarem o resultado das urnas, como se o voto garantisse a impunidade, mas (ou justamente porque) não aceita a derrota nos tribunais.

Os petistas fazem o diabo, durante e depois das eleições.

Se for preciso, furam a bola e expulsam o juiz.

Continua após a publicidade

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.