Lula é acusado de ter praticado crimes 234 vezes
Número do pentarréu ainda deve aumentar com delação de MO sobre sítio
Finalmente, o pentadenunciado Lula virou pentarréu.
Todo mundo tenta, mas só o Lula é penta.
Ainda assim, esta não é a marca mais impressionante de sua biografia não-autorizada, que vem sendo escrita pelas Operações Lava Jato (na qual ele já responde a 3 processos), Zelotes (1) e Janus (1).
Com o recebimento pelo juiz Sérgio Moro da denúncia do Ministério Público Federal relativa à compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e de um (agora sequestrado) imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP), Lula passou a ser acusado, no total das 5 denúncias recebidas pela Justiça, de ter praticado crimes 234 vezes.
Numa delas, por exemplo, ele é acusado de ter praticado mais de 70 vezes o crime de lavagem de dinheiro.
Eis a conta total até o presente momento, conforme antecipada na última edição impressa de VEJA:
– Lavagem de dinheiro: 211 vezes;
– Corrupção passiva: 17 vezes;
– Tráfico de influência: 4 vezes;
– Organização criminosa;
– Obstrução da Justiça.
Como escreveu Thiago Bronzatto na VEJA:
“Se for considerado culpado em todos esses casos, o petista poderá ser condenado no mínimo a 28 anos de prisão, no máximo a 110 anos e ainda ter de pagar algumas dezenas de milhões de reais em multas.”
Como já circula a informação de que Marcelo Odebrecht delatou também os pagamentos para a reforma do sítio de Atibaia, frequentado por Lula e sua família, esses números de crimes e penas ainda tendem a aumentar em breve, quando o penta virar hexa.
Fica a impressão, na verdade, de que Moro só está esperando a delação de “MO” para mandar de vez #LulaPaJaula, como pediu a hashtag que chegou aos primeiros lugares dos trend topics do Twitter no fim de semana.
Moro precisa de “MO” para minimizar o alto risco de que sua decisão seja revogada por apaniguados do “comandante máximo” no Supremo Tribunal Federal (STF).
Para cada 234 acusações contra Lula, há 1 Ricardo Lewandowski no meio (ou no fim) do caminho.
Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.