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Educação em evidência

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O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.

Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular

Ao que tudo indica nesta quinta-feira, o país assistirá ao ridículo espetáculo da “votação” da proposta da Base Nacional Curricular Comum.  

Por João Batista Oliveira Atualizado em 5 dez 2017, 19h22 - Publicado em 5 dez 2017, 19h21

As últimas informações sobre a questão da alfabetização na Base Nacional Curricular Comum constituem um atestado da indigência intelectual de nossos governantes e da sua inépcia na condução do tema.

No Brasil, os insignes membros do Conselho Nacional de Educação, os luminares do MEC e autointitulados especialistas discutem se a alfabetização deve ser concluída no segundo ou terceiro ano. Invocam razões legais ou até mesmo o nível de pobreza dos alunos. Pobres alunos!

Enquanto isso, nos jornais europeus de ontem, o governo britânico celebrava os resultados de sua decisão – na virada do século – de mudar o currículo da alfabetização e obrigar as escolas a utilizar métodos cientificamente apropriados para alfabetizar as crianças.

Nesta semana, uma avaliação internacional de leitura confirmou o acerto da decisão britânica, que hoje ocupa o oitavo lugar em um ranking de 50 países. Outro dado relevante (para quem não ignora as evidências): 58% dos alunos britânicos de 6 anos de idade atingiram os padrões ao final do primeiro ano escolar e 92% ao final do segundo ano. Vale afirmar que, por suas características, a língua inglesa é a que mais apresenta dificuldade para a aprendizagem da leitura.

Além do sucesso da reforma curricular, realizado com bases científicas, vale a pena entender como é o teste: uma lista de 40 palavras e pseudo-palavras. Vale contrastá-lo com o que o MEC acaba de divulgar – um estranho teste chamado ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização. Entre outras jabuticabas, o teste brasileiro é tão estranho que neles os alunos obtêm resultados na escrita superiores aos de leitura. Nada disso suscitou qualquer reação da comunidade acadêmica.

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Por falar em jabuticaba, em breve, ao que tudo indica nesta quinta-feira, o país assistirá ao ridículo espetáculo da “votação” da proposta da Base Nacional Curricular Comum.

No próximo ano, teremos nova chance de eleger nossos governantes. Quem sabe as coisas começam a mudar.

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