Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Dora Kramer

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coisas da política. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

União fraterna

Maioria recorre à unidade no combate à violência da minoria

Por Dora Kramer Atualizado em 1 jun 2020, 15h43 - Publicado em 1 jun 2020, 15h34

O cenário da formação de uma frente político-social contra as ofensivas autoritárias do presidente e seu batalhão de adoradores já se desenhava há algum tempo em manifestações conjuntas pontuais, como as dos governadores de diferentes partidos. Materializou-se, enfim, do fim da semana passado para cá com diversas ações de entidades, personalidades e instituições na defesa dos ideais democráticos.

Rompeu-se a assustada letargia decorrente da conjugação das restrições do isolamento social impostas pela crise sanitária e da ausência de condições politicamente objetivas para a deflagração de um processo de impedimento de Jair Bolsonaro.

Quando artistas, acadêmicos, diplomatas, parlamentares, dirigentes partidários, ex-presidentes da República, cientistas, escritores, líderes religiosos, economistas, juristas, advogados, procuradores e até torcidas de times de futebol se expressam numa só voz é o grito da maioria que se faz presente.

ASSINE VEJA

As consequências da imagem manchada do Brasil no exterior
As consequências da imagem manchada do Brasil no exterior O isolamento do país aos olhos do mundo, o chefe do serviço paralelo de informação de Bolsonaro e mais. Leia nesta edição ()
Clique e Assine

Note-se que nenhum dos atos e/ou manifestos pede de modo explícito a interrupção do mandato presidencial. O anseio é pela preservação da normalidade institucional. Se Bolsonaro quisesse atender ao chamamento tudo indica que seria bem recebido.

Continua após a publicidade

A questão é que não dá sinais de querer, preferindo se posicionar como fator de instabilidade. Vai criando, assim, o ambiente propício à intensificação das reações. Já conseguiu o que parecia impossível: a disposição da deposição das divergências na sociedade residente fora da bolha de súditos.

Já vimos outros momentos semelhantes na nossa história. E neles não houve nenhum em que, no fim, vencesse a minoria. Por barulhenta e agressiva que fosse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.