Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Dora Kramer

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coisas da política. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O dom de desagradar

Mal recebido à direita e à esquerda, Aras é uma incógnita a ser desvendada no cargo

Por Dora Kramer 6 set 2019, 11h05

Ao optar pela indicação do subprocurador Augusto Aras para a chefia do Ministério Público Federal, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu a proeza de desagradar afetos e desafetos. O nome, a ser submetido ainda ao escrutínio do Senado onde parece provável sua aprovação, foi mal recebido em praticamente todas as esferas, as profissionais e as ideológicas.

O MPF reagiu à não observância da lista tríplice, bem como entidades da área jurídica. Os críticos de Bolsonaro avaliam o indicado conservador demais e inapropriadamente subserviente às ideias do presidente. Os bolsonaristas o enxergam com desconfiança por considerá-lo dono de um passado de perigosa tendência esquerdista.

Augusto Aras é, portanto, uma incógnita a ser desvendada no exercício do cargo. A prévia dada pelo comportamento dele como candidato à vaga não recomenda, pois procurou todo o tempo se enquadrar no perfil traçado pelo presidente. É certo que de outro modo não teria sido escolhido, mas a procuradoria-geral da República requer observância a critérios constitucionais, sendo o principal a preservação da independência no cumprimento do papel de defensor da sociedade.

Se aprovado no Congresso, é a esses parâmetros que Augusto Aras deverá obedecer e a partir dos quais estará sendo observado pelo cidadão brasileiro a que, de fato, responde.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.