Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Dora Kramer

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coisas da política. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Convite à anarquia

Qualquer que fosse a decisão do Exército, Bolsonaro revogaria a punição

Por Dora Kramer 3 jun 2021, 21h57

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, dobrou-se à vontade do comandante chefe das Forças Armadas, o presidente da República. Seria um ato de respeito à hierarquia não tivesse origem numa atitude de insubordinação de um general da ativa, provocada por Jair Bolsonaro que deixou patente a intenção de revogar quaisquer punições a Eduardo Pazuello quando o abrigou numa sinecura no Palácio do Planalto.

Com isso, o presidente afrontou a Constituição pela qual está obrigado a zelar pela ordem. Está, assim, praticamente pedindo para sofrer um processo de impeachment.

O comandante do Exército não tinha muita saída, pois qualquer que fosse sua decisão já estava claro que Bolsonaro faria valer sua condição de comandante supremo. O general Paulo Sérgio poderia renunciar ao posto. Salvaria sua biografia, mas não livraria o Exército, e por extensão as Forças Armadas, da humilhação e da abertura de um precedente à anarquia.

E essa permissão para que as tropas se sintam autorizadas a manifestar preferências políticas na campanha eleitoral de 2022, parece ser a intenção do presidente da República que conta com o apoio das patentes mais baixas, as mesmas que já se mobilizam na defesa dele. Movimento claramente presente nas polícias militares país afora.

Os militares e seus altos comandos estão de mãos atadas. Deles não se pode esperar qualquer reação no sentido de conter as tendências autoritárias e, sobretudo, anárquicas, do presidente da República. Tarefa, portanto, a ser cumprida pelas instituições civis. O Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, aquelas constitucionalmente autorizadas a impedir o avanço de um presidente claramente empenhado em mergulhar o Brasil no caos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.