Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Dora Kramer

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coisas da política. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

As agruras de Simone

Senadora entra em campo sem o apoio dos caciques do MDB

Por Dora Kramer 9 dez 2021, 09h59

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) erra o alvo quando fala em preconceito de gênero a quem lhe pergunta se sua candidatura à Presidência é para valer. A dúvida é pertinente não porque se questione suas qualidades – de resto bem expostas em sua trajetória como política e no bom discurso no ato de lançamento – mas porque os caciques do MDB não estão engajados no projeto.

Pode ser que a figura e o estilo dela se imponham e venham a agradar ao eleitorado. Mas, por ora, o que se ouve nas internas emedebistas é que a senadora “já nasce cristianizada”. Ou seja, estaria fadada a ser abandonada pelo partido, cujas bases se dividem hoje entre o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva ao Norte/Nordeste e a Jair Bolsonaro no Sul/Sudeste.

Por “caciques” entenda-se não o presidente do MDB, Baleia Rossi, e o grupo que antigamente a gente chamava de autênticos. O termo refere-se justamente aos que ontem (08.12) estavam ausentes no lançamento.

Os pesos pesados Renan Calheiros, José Sarney, Jader Barbalho, Romero Jucá e companhia. Michel Temer, por exemplo, mandou mensagem por vídeo, mas quando convocado por Bolsonaro para resolver o enrosco do 7 de setembro foi a Brasília sem problemas.

Esse pessoal não estaria sequer interessado em fazer de Simone Tebet candidata a vice em outra chapa porque digamos que o jeito da senadora não se coadune com os métodos desses emedebistas de raiz.

Continua após a publicidade

Portanto, se a senadora vier a deslanchar terá sido por méritos próprios e não por empenho do partido.

Giro VEJA: Passaporte da vacina alimenta novo embate entre Bolsonaro e Doria

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.