Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Dora Kramer

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coisas da política. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Aras atua em causa própria

Foco do procurador-geral hoje é garantir sua recondução ao cargo

Por Dora Kramer 8 jun 2021, 12h42

Ao pedir o arquivamento do inquérito que trata atos antidemocráticos patrocinados por apoiadores de Jair Bolsonaro, o procurador-geral, Augusto Aras, procurou emparedar o Supremo Tribunal Federal e acabou sendo posto contra a parede pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação.

Aras apostou na jurisprudência segundo a qual o STF acata aquele tipo de pedido, mas a contraofensiva de Moraes, ao determinar a quebra de sigilo das investigações e pedir explicações que fundamentem a solicitação, expôs a PGR a um constrangimento.

Ao dar acesso público ao conteúdo do que foi até agora apurado, o ministro torna mais difícil à procuradoria justificar a motivação para o arquivamento. Ainda mais diante da posição da Polícia Federal em favor da continuidade das investigações.

O lance de Alexandre de Moraes dá margem a tomadas de um de duas atitudes: simplesmente não atender ao que pede a procuradoria ou decidir pela abertura de outro inquérito também sobre os atos antidemocráticos.

Augusto Aras procurou se preservar ao não assinar a solicitação, deixando a tarefa para o vice procurador Humberto Jacques de Medeiros, mas não conseguiu mascarar o que hoje é a missão à qual se dedica em tempo integral: agradar ao presidente da República de modo a assegurar sua recondução ao cargo a partir de setembro próximo.

Vale lembrar que a função do Ministério Público é defender a sociedade, cuja situação é a de vítima quando em jogo está o respeito aos ditames constitucionais da democracia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.