Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Dora Kramer

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coisas da política. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Anvisa salva do desastre

Foco de Barra Torres na CPI foi preservar a reputação da agência reguladora

Por Dora Kramer 12 Maio 2021, 09h35

O presidente da Anvisa fez uma clara opção no depoimento à CPI da Covid: optou por preservar a reputação da agência reguladora e, no limite, a própria permanência dele no cargo. Se Antônio Barra Torres tivesse escolhido proteger o presidente Jair Bolsonaro dando respaldo às suas posições, perderia o apoio do corpo técnico da Anvisa não por acaso todo ele presente à sala da CPI.

Ficou ali evidenciada mais uma vez a importância da autonomia funcional das agências. Com mandato até 2024, Barra Torres estava numa posição muito diferente da do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Demissível a qualquer tempo, Queiroga optou pela permanência no cargo e, por isso, foi evasivo em seu depoimento evitando críticas e discordâncias fortes com o presidente da República.

Barra Torres foi elogiado por sua conduta e isso é um ponto que chama atenção: alguém que fala a verdade, não tergiversa e não maquia os fatos é considerado excepcional quando deveria ser o normal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.