Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores

Quem tem medo de assombração?

Ao Amarelas On Air, Fábio Faria tratou polêmica da participação chinesa no leilão de 5G como questão superada e afastou risco de espionagem

Por Clarissa Oliveira Atualizado em 13 out 2021, 12h30 - Publicado em 13 out 2021, 12h29

Na entrevista que concedeu nesta semana ao Amarelas On Air, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, investiu na linha de que um pouco de política foi a chave para realizar o leilão 5G no Brasil. Sem citar uma vez sequer o nome da chinesa Huawei, fornecedora de equipamentos de telecomunicações e alvo constante das críticas no entorno do presidente Jair Bolsonaro, Faria tratou a polêmica sobre a participação chinesa no processo como uma questão superada.

“A gente se protegeu de assombração. A gente tirou a assombração e focou em ter o 5G funcionando. E, dentro do que achavam que era algo que poderia ser espionado, a gente fez uma proteção maior”, afirmou.

Vale lembrar que, menos de um ano atrás, o deputado Eduardo Bolsonaro batia de frente com a diplomacia chinesa alardeando o risco de espionagem de “cidadãos e empresas”. Em um post nas redes sociais, o filho do presidente Jair Bolsonaro exaltava o apoio do governo à aliança “Clean Network”, encampada pelo governo do então presidente americano Donald Trump, em defesa de “um 5G seguro, sem espionagem da China”. O post virou foco de uma crise diplomática e foi apagado.

A proteção a que Faria se referiu na entrevista ao Amarelas On Air são as restrições impostas a empresas que queiram fornecer estrutura para a rede privativa de 5G do governo federal. Quem fornecer a rede privativa do governo ficará impedido de adquirir equipamentos de qualquer companhia que tenha sócios ligados a partidos políticos. O problema foi resolvido. Sem que ninguém precisasse escrever a palavra “China”, como lembrou o ministro. Ou seja, um jeito bem mais diplomático de dizer quem está dentro e quem está fora.

Continua após a publicidade

Confira a íntegra da entrevista de Fábio Faria ao Amarelas On Air:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.