Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores

Bolsonaro pode desistir de 2022? Para o PT e o centro, sim

Preocupante para Lula e ventilado por líderes do centro, cenário eleitoral sem o presidente muda o jogo político e abre espaço para uma novidade

Por Clarissa Oliveira Atualizado em 22 set 2021, 15h43 - Publicado em 22 set 2021, 11h58

Poucas semanas atrás, a equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sentava para reavaliar o cenário eleitoral e ajustar os rumos da pré-campanha petista à Presidência. Em meio a discussões sobre participação do partido em manifestações e ajustes na agenda de viagens do petista, as especulações esbarraram num cenário preocupante para o PT: a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro desistir da disputa do ano que vem, dada a persistente queda na popularidade do seu governo. Uma especulação, porque o partido ainda entende que tem ali seu principal adversário. Mas o cenário, dizem petistas, já não é de todo mirabolante.

Na última segunda-feira, o ex-presidente Michel Temer verbalizou a mesma tese. Na estreia do Amarelas On Air, novo programa de entrevistas de VEJA, o emedebista desenhou um cenário em que Bolsonaro desistiria da disputa e apoiaria uma candidatura de centro, transferindo a esse nome o que lhe resta de capital político. Aí, sim, segundo Temer, quem sabe seria possível unificar algumas das candidaturas já colocadas e fazer frente ao favoritismo expresso até agora por Lula.

Temer fala por experiência. O ex-presidente bem que tentou ensaiar uma candidatura à reeleição. Viu o sonho da Presidência obtida pelas urnas degringolar junto com os índices de aprovação de sua gestão. Optou, então, por jogar como coadjuvante e manter sua influência sobre um futuro governo. Uma vez fora do Palácio do Planalto, o emedebista também sentiu na pele os efeitos de investigações contra ele e acabou preso. Um fantasma que também ronda o bolsonarismo, como informou hoje a colunista da Folha, Mônica Bergamo, ao relatar que líderes da centrão também cogitam uma eleição sem o presidente.

Por enquanto, os bolsonaristas mais apaixonados descartam categoricamente a ideia. Mas há no entorno de Bolsonaro a clareza de que é preciso encontrar uma fórmula para reverter a queda de popularidade expressa nas pesquisas de intenção de voto. Motivo pelo qual o projeto que turbina o programa Bolsa Família se transformou na prioridade absoluta da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Continua após a publicidade

Essa é mais uma má notícia para o PT de Lula. Supondo que Bolsonaro consiga fazer um malabarismo orçamentário e tirar o programa rebatizado de Auxílio Brasil do papel, o atual governo terá se apropriado da principal marca de Lula na área social. E, se Bolsonaro se retirar do páreo para apoiar outro candidato que não amargue a mesma rejeição do seu governo, poderia também transferir parte dos frutos colhidos desde a criação do auxílio emergencial diante da crise provocada pela pandemia. 

Assista à íntegra da entrevista do ex-presidente Michel Temer ao Amarelas On Air

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.