Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Cidades sem Fronteiras

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.

Água em Marte impulsiona criação de projetos arquitetônicos interplanetários

Estúdios apresentam à Nasa protótipos impressos em 3D para abrigar astronautas

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 00h25 - Publicado em 28 set 2015, 17h13
Projeto do arquiteto Norman Foster para acomodar astronautas em Marte

Projeto do arquiteto Norman Foster para acomodar astronautas em Marte

O anúncio feito pela Nasa hoje sobre a existência de água em Marte deve acelerar a criação de protótipos arquitetônicos que sirvam de base a astronautas enviados ao planeta. Modelos interplanetários viraram a última fronteira da arquitetura, com a participação de figurões na apresentação de ideias e projetos.

Continua após a publicidade

O britânico Norman Foster deu sua contribuição no início deste mês, quando apresentou à agência espacial americana o projeto de abrigo com capacidade para quatro astronautas. A instalação pode ser construída por impressão 3D usando regolito, a mistura de rochas e outros elementos que compõem o solo de Marte. Para ser erguido, o projeto depende do envio de três tipos de robôs: um para escavar, outro para processar o regolito e transformá-lo em camadas a serem usadas nas paredes e o terceiro para fundir as camadas e dar forma ao abrigo.

A Sfero, da Fabulous: trabalho em um andar e acomodações embaixo
Continua após a publicidade

A Sfero, da Fabulous: trabalho em um andar e acomodações embaixo

A francesa Fabulous apresentou projeto semelhante, com formato de bolha para suportar a densidade da atmosfera de Marte e nome Sfero. Em vez de regolito, o aço é a matéria-prima utilizada — o óxido de ferro é abundante no planeta. As partículas seriam fundidas a laser por robôs e impressas em 3D para dar forma à estrutura. Cada bolha é composta por dois andares, com áreas de trabalho na parte de cima e acomodações embaixo. Uma equipe de arquitetos, designers, cientistas, processadores de imagens e especialistas em impressão 3D assina a proposta.

Continua após a publicidade

O uso da impressão 3D é crescente nos projetos arquitetônicos e mais ainda quando é preciso construir à distância. A tecnologia dispensa o transporte de grandes quantidades de matéria-prima e equipamentos, tornando o processo mais rápido e menos trabalhoso. E isso vale mesmo nas construções projetadas a mais de 225 milhões de quilômetros de onde estamos.


Por Mariana Barros

>> Acompanhe o Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga no Twitter// E no Instagram

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.