Quer conhecer Moscou sem andar? Alugue um patinete
Modelo elétrico está por toda a cidade e pode ser alugado por hora, dia, semana ou mês
MOSCOU – Quer se livrar dos preços extorsivos dos táxis, das infindáveis e complicadas trocas de plataformas e do sobe-e-desce de escadas do metrô, além de evitar caminhadas em direções erradas? Simples, alugue um patinete elétrico para circular pelos pontos turísticos de Moscou. Mas prepare-se porque o serviço inaugurado no fim de maio tem grande procura, principalmente neste período de Copa do Mundo, que coincide com o início das férias de verão na Europa..
Eles estão em cerca de 30 pontos da cidade e basta baixar o aplicativo delisamokat (disponível em iOS e Android) e completar o formulário, em inglês, com seus dados.
Acelerar o patinete elétrico, que chega a até 20 km/hora, custa 250 rublos por hora (cerca de 15 reais), ou 1.000 rublos (60 reais) o dia inteiro (das 7h às 23h) – mas neste caso é preciso de uma carga extra na bateria para conseguir circular o dia todo. Uma carga simples permite rodar entre 15 e 20 km. Também há opções de alugar por semana (3.000 rublos, cerca de 180 reais) ou por mês (9.999 rublos, 600 reais). O patinete pode receber carga em tomada comum de 220 volts, com o carregador alugado – disponível também no mesmo lugar dos patinetes.
Da mesma forma como bicicletas, há leis para circular de patinete por Moscou. Eles podem usar os pouco mais de 770 km de ciclovias da cidade, ou as ruas de trânsito normal, sempre do lado direito. E podem rodar pelas calçadas, desde que não atrapalhem os pedestres e não tenha outra via para circular. É aconselhável usar capacete e objetos com itens reflexivos à noite.