Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O que ainda falta para a demissão?

O rosto pálido, as mãos trêmulas, os lábios secos, a voz gaguejante, os pigarros interrompendo a frase como vírgulas bêbadas, a impossibilidade de consumar o gesto de agarrar o copo d’água ─ os incontáveis sintomas de nervosismo bastariam para transformar a entrevista concedida por Antonio Palocci à TV Globo numa confissão de culpa. Mas o […]

O rosto pálido, as mãos trêmulas, os lábios secos, a voz gaguejante, os pigarros interrompendo a frase como vírgulas bêbadas, a impossibilidade de consumar o gesto de agarrar o copo d’água ─ os incontáveis sintomas de nervosismo bastariam para transformar a entrevista concedida por Antonio Palocci à TV Globo numa confissão de culpa. Mas o conteúdo foi pior que a forma: o chefe da Casa Civil não explicou nada. Enredou-se em fantasias desconexas, negou-se a revelar os nomes dos clientes, confundiu-se com números e porcentagens, buscou refúgio na amnésia malandra, inventou a única empresa do mundo que ganhou mais dinheiro quando resolveu fechar as portas. Palocci naufragou num palavrório tão raso que, na imagem de Nelson Rodrigues, uma formiga conseguiria atravessá-lo com água pelas canelas.

Em 17 de julho de 2005, levado às cordas pelo escândalo do mensalão, o presidente Lula fez de conta que aprendera a lição antiga como o mundo: “A desgraça da mentira é que, ao contar a primeira, você passa a vida inteira contando mentiras para justificar a primeira que você contou”, constatou numa entrevista ao Fantástico. “Trabalhar com a verdade é muito melhor”. O problema é que a verdade é incompatível com mitômanos e megalomaníacos. Portador das duas patologias, Lula seguiu contando um mentira atrás da outra. No momento, jura que o mensalão nem existiu.

Em 2006, no depoimento à Corregedoria do Senado, o caseiro Francenildo Costa repetiu, com sinceridade, a lição que Lula declamou por esperteza: “O lado mais fraco não é o do caseiro, é o da mentira”, ensinou a vítima de Palocci. “Duro é falar mentira que você tem que ficar pensando. A verdade é fácil”.  Como Lula, Palocci foi longe demais para reconciliar-se com a verdade. Vai seguir mentindo até a queda, que só falta agora ser formalizada.

Se foram essas as explicações oferecidas à Procuradoria-Geral da República, Roberto Gurgel não pode alegar que ainda não conseguiu enxergar com nitidez um traficante de influência instalado na chefia da Casa Civil.  Se o que tem a dizer é o que disse à Globo, a presidente Dilma Rousseff tem o dever de demiti-lo imediatamente. O que não pode ser repetido é o embuste desta sexta-feira.

Os brasileiros honestos não merecem ver pela segunda vez na TV,  protagonizando o espetáculo do cinismo mal ensaiado, o homem que não merecia uma segunda chance.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Alexandre

    Ai,meu saquinho!
    Ao assistir a entrevista exibida no site da Globo:
    50 minutos de puro tédio;
    Entrevista mais sonífera que já assisti;
    Não explicou bulufa nenhuma.
    Conclusão:
    Fora Palocci!!!!!
    Vai que é tarde!!!!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Alexandre

    O Estadão divulgou que a Dilma ficara desapontada com a entrevista.
    Não é de se admirar, pois o Palocci enrolou 3 semanas para nada.A entrevista concebida ao JN,não explica, está cheio de respostas evasivas,e sem lógica.
    Chega ao ponto de ser patético, pra não dizer idiota, a entrevista dada.Pelo menos sabemos que nessa brincadeira ele selou o próprio caixão.
    Sugestão de pauta para todos os jornais:
    R.I.P Antonio Palocci
    A verdade está enterrada em você.

    Curtir

  3. Comentado por:

    paulo

    Sabe o que falta para a demissão do Palocci?
    Vergonha na cara.

    Curtir

  4. Comentado por:

    CHAGAS

    O QUANTO DILMA É SUBMISSA, AGORA FICOU NOTÓRIO, PEDIR AO LULA SE PODE DEMITIR O PALOCCI. NO PRIMEIRO MOMENTO O QUE ELA DEVERIA FAZER NO MINIMO O AFASTAMENTO, CASO CONFIRMASSE AS SUSPEITAS DEMISSÃO, ATÉ PORQUE O MESMO E REINCIDENTE, POIS O CASO FRANCELINO, COM A CAIXA ECONOMICA FALANDO QUE FOI A MANDO DO MESMO A QUEBRA DE SIGILO DO CASEIRO. E A CASA CIVIL NOS ESTAMOS CONHECENDO DESDE DE 2003, POIS FOI APARTIR DAQUELE ANO QUE FOI CRIADO UMA NOVA MODALIDADE DE GERENCIAR O LOCAL, EXEMPLO QUE NÃO SERVER PARA NINGUÉM.

    Curtir

  5. Comentado por:

    JAIME ROSA

    SÃO UM BANDO DE QUADRILHEIROS,TEM QUE CAIR FORA E DEVOLVER TUDO,O SR SARNEY IA RENUNCIAR..BASTOU FALAR COM O LULA,QUE ESTE SEGUROU AS PONTAS E O SARNEY ESTÁ AÍ ATÉ HOJE.O LULA ESTÁ COMO UM PRESO CONDENADO,MANDANDO DE TRÁS DAS GRADES.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Zeca

    Assita e divirta-se com o muppetshow. Qualquer semelhança com Palocci é mera coincidência.
    http://youtu.be/LUetXBroFPc

    Curtir

  7. Comentado por:

    arilson sartorato

    CARO AUGUSTO;O QUE FALTA É O POVO SE MOBILIZAR E DERRUBAR NÃO SÓ UM,MAS A QUADRILHA TODA DO PODER,COMEÇANDO PELA PRESIDENTE, E SEUS MINISTROS PETISTAS, QUE GANHARAM BOQUINHA NO GOVERNO após TOMAREM SURRAS NAS URNAS DE SEUS ESTADOS DE ORIGEM,Ideli SalvMtti,mercaroubante,etc….( p.s e mandar o pé de cana para CUBA,para fazer CIA PARA SEU AMIGÃO FIDEL.)

    Curtir

  8. Comentado por:

    hermenegildo

    Augusto, como sempre em se tratando do pt falta, isso, sim, é VERGONHA NA CARA.
    Essa gente não aprende nunca.
    São pústulas da vida brasileira.

    Curtir