Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O que aconteceu ao autor do tapa na cara do Brasil decente

Bruno Abbud Em 24 de setembro, quase três meses depois da bofetada no rosto da jornalista Márcia Pache, a Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, cidade de 41 mil habitantes no oeste de Mato Grosso, cassou o mandato do vereador Lourivaldo Rodrigues de Morais, o Kirrarinha, por quebra do decoro parlamentar. Proposta pela CPI que […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 5 jun 2024, 12h39 - Publicado em 6 dez 2010, 22h05

Bruno Abbud

Em 24 de setembro, quase três meses depois da bofetada no rosto da jornalista Márcia Pache, a Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, cidade de 41 mil habitantes no oeste de Mato Grosso, cassou o mandato do vereador Lourivaldo Rodrigues de Morais, o Kirrarinha, por quebra do decoro parlamentar. Proposta pela CPI que apurou o caso, a cassação foi aprovada por seis dos nove vereadores. Um se absteve, outro alegou motivos de saúde para ausentar-se. Só Kirrarinha votou a favor de si mesmo.

A Câmara agiu com a rapidez que anda faltando à polícia, à Justiça e ao DEM, partido a que está filiado o agressor. “Naquele dia, eu bati com a cabeça na parede e machuquei o braço”, avisa Márcia. Depois da agressão, ela submeteu-se ao exame de corpo de delito e registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia. Kirrarinha ficou detido apenas duas horas.

A polícia encaminhou um inquérito ao Ministério Público, que remeteu a denúncia ao fórum da cidade. “O processo está parado no Juizado Especial Criminal”, informa o juiz Gerardo Humberto, da comarca de Pontes e Lacerda. “Uma audiência está marcada para o mês de dezembro”. O advogado da TV Centro Oeste, vinculada ao SBT, onde trabalha a jornalista agredida, promete entrar com um pedido de indenização na próxima quarta-feira, 8 de dezembro.

Oscar Ribeiro, presidente do diretório do DEM de Mato Grosso, disse que o partido aguarda a decisão da Justiça para decidir se expulsa ou não Kirrarinha. O mandado de segurança impetrado pelo vereador cassado contra o presidente da Câmara foi indeferido pelo juiz Gerardo Humberto, mas a sentença só será expedida em 10 dias.

Continua após a publicidade

“Kirrarinha tem direitos”, desconversa Oscar Ribeiro. “Preciso saber do pensamento da Justiça para depois pensar em expulsar alguém do partido. A agressão em si é motivo para expulsar, mas eu tenho que esperar a Justiça analisar os motivos da agressão”. Segundo Ribeiro, a repórter agredida “já tinha dado notícias contra ele antes, ela já tinha dado notícia de que ele estava envolvido com corrupção”.

O deputado Rodrigo Maia, presidente do DEM, promete realizar até o dia 15, em Brasília, a reunião que decidirá o destino de Kirrarinha. Segundo Maia, a expulsão ainda não se consumou porque o tema não fora apresentado à direção nacional. “A gente espera que o DEM mantenha a posição inicial de cassá-lo”, diz Márcia Pache. “Mas o senador Júlio Campos, irmão do senador Jayme Campos, faz pressão para o vereador permanecer no partido. São aliados de Kirrarinha”. Passados três meses, a jornalista não sabe se continuará trabalhando em Pontes e Lacerda. “Estou muito amedrontada”, admite.

No dia da cassação do mandato, Kirrarinha lotou as dependências da Câmara com manifestantes que chegaram a bordo de três vans fretadas pelo agressor. “Foi uma baixaria”, relata Márcia. Os vereadores favoráveis à punição foram insultados pelo grupo alugado. Mas não se registraram mais bofetadas.

Continua após a publicidade

O diretório regional do DEM de Mato Grosso informou que o ex-vereador mora numa chácara nos arredores da cidade. A reportagem do site de VEJA tentou encontrá-lo durante um dia inteiro. Escondido ou não, uma coisa é certa: Kirrarinha não gosta de ser entrevistado. Nem por telefone.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wo1aP8O1lSc?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=player_embedded&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.