Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estudo indica que brasileiros leem cada vez menos. Será?

* * * * Ué, cadê a tal pesquisa sobre leitura? Este texto, na verdade, é um teste realizado por este blog. Se chegou até aqui, caro leitor, se enquadra naqueles que viram um post sobre o assunto no Facebook (única porta de entrada para este conteúdo) e se dispôs a ler mais sobre isso. […]

*
*
*
*
Ué, cadê a tal pesquisa sobre leitura?
Este texto, na verdade, é um teste realizado por este blog. Se chegou até aqui, caro leitor, se enquadra naqueles que viram um post sobre o assunto no Facebook (única porta de entrada para este conteúdo) e se dispôs a ler mais sobre isso. Pedido: por favor, não comente no Facebook, ou em qualquer outra rede social, sobre o que viu aqui, ou estragará o teste. Caso queira dar sua opinião, convido-o a fazer isso em nossa área de comentários, abaixo.
E qual é o teste? Simples: trata-se de uma medição para saber quantas das pessoas que veem algo no Facebook realmente checam o conteúdo original (ou seja, clicam no link; não se contentam apenas com a informação superficial vista na internet).
Afinal, muitas vezes, tem-se a impressão de que uma grande parcela dos que se deparam com uma informação no Facebook tendem a opinar, comentar sobre ela, sem ter realmente clicado no link da notícia.
Obs.: a ideia não é original. Baseei-me nessa experiência da NPR, renomada organização de mídia dos Estados Unidos (clique no link e veja como eles fizeram).

Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    John Aragao

    Parabéns pela iniciativa.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Lisa

    A julgar pela quantidade de comentários… o.O

    Curtir

  3. Comentado por:

    verginia

    Nossa fiquei aturdida. Realmente as pessoas só lêem títulos.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Sérgio

    Pois é opinar ou comentar sem ler do que se trata é fazer tolices, mas creio que quando o assunto é de interesse do leitor ele lê o texto.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Marcelo

    Mas qu’é isso? Aproveito a ideia da falsa pesquisa para cutucar. Votamos no PT, nossa música preferida é o sertanejo “universitário” e pregamos a “ideologia de gênero” em nossas escolas infantis.. . Somos é muito cultos, só que não!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Adão

    Realmente nem todos lêem até o final, só a manchete e já tiram conclusões. Afora notícias de + de 10 anos que voltam às redes
    e já comprovadamente que são falsas. Exemplo: Transplante de córnea do Hospital de Sorocaba.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Niobe S

    Preferi vir aqui e checar o estudo sobre leitura: dados, números para dar a minha opinião quando compartilhasse. Estou surpresa! Interessante esse experimento.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Herbert

    Excepcional VEJA, parabéns!!
    A origem do conteúdo sempre foi um problema, hoje está mais visível esse problema, mas lembro da “professora titia Doquinha” que ao ler um livro proceder também em saber sobre o autor, nefastamente não feita.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Lucas

    Li a reportagem, mas não vim pelo facebook.
    Acesso o blog direto do site da Veja

    Curtir

  10. Comentado por:

    Marcia Adriana Brum (A_Art LM17 M3)

    Ótimo teste e acredite haverá aqueles que vão compartilhar sem ler e ainda comentar kkkk

    Curtir