Afinal, quanta água precisamos beber por dia?

SAÚDE

Há tempos se fala que beber dois litros de água por dia é o ideal, mas um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, mostrou que não é bem assim.

Realizado a partir de uma análise de dados de milhares de indivíduos, a pesquisa revela que existe uma ampla variação na quantidade de água que as pessoas consomem em todo o mundo ao longo da vida.

O estudo mediu o volume de água de mais de 5.600 pessoas de 26 países, com idades entre 8 dias e 96 anos, e encontrou médias diárias entre 1 e 6 litros por dia.

“Essa grande variação significa que não dá para apontar uma média”, afirma Dale Schoeller, professor de ciências nutricionais e autor do estudo.

“A ciência nunca apoiou a velha história dos oito copos como uma diretriz apropriada, mesmo porque confunde a rotatividade total da água. Muito da água consumida vem dos alimentos”, diz o professor.

A pesquisa analisou os dados dos participantes comparando fatores ambientais com o volume de água medido, gasto de energia, massa corporal, sexo, idade e condicionamento físico.

Também levaram em conta o Índice de Desenvolvimento Humano, medida que combina expectativa de vida, escolaridade e fatores econômicos.

“Este trabalho é o melhor que fizemos até agora para medir quanta água as pessoas consomem diariamente”, conta Schoelle.

Schoeller explica que as novas medições irão melhorar a capacidade de prever necessidades futuras mais específicas e precisas de água, especialmente em circunstâncias como a seca.

“Quanto melhor entendermos o quanto as pessoas precisam de água, mais preparados estaremos para responder a uma emergência”, afirma o pesquisador.

veja.abril.com.br/saude/

Confira essa e outras reportagens em