Estudo comprova os benefícios do chá-verde

SAÚDE

A bebida pode reduzir o risco de infarto e derrame cerebral

A boa notícia

Um estudo realizado pela Academia Chinesa de Ciências Médicas de Pequim chegou a conclusões promissoras sobre a bebida, para dizer o mínimo.

29%

56%

3

o risco de morte por doenças cardiovasculares e em

a ocorrência desse tipo de problema ao longo da vida.

xícaras por semana ao longo de oito anos reduz em

O consumo de ao menos

O estudo foi feito com mais de 100 mil homens e mulheres de quinze províncias da China. Eles tinham idade média de 50 anos e foram acompanhados ao longo de dezessete anos.

As pesquisas

Do polifenol, composto que na natureza dá cor aos alimentos e funciona como defesa contra parasitas e predadores. No corpo humano, ele atua como um potente antioxidante.

De onde vem o benefício

Eles combatem os radicais livres, que alteram o DNA celular, atalho para o envelhecimento do corpo e acúmulo de gordura nas artérias — origem das doenças cardiovasculares.

O papel dos antioxidantes

Por que ele?

No chá-verde, os polifenóis têm um efeito mais intenso no organismo — suas moléculas são absorvidas de forma mais fácil.

E o chá-preto?

Não foram encontrados os mesmos níveis de benefícios. “O chá-preto é fermentado, o que pode fazer com que os polifenóis percam a qualidade”, diz Dongfeng Gu, um dos autores do estudo. 

A melhor maneira de beber

Na forma in natura. As versões em saquinho podem trazer uma mistura com galhos e outras plantas inadequadas, o que não é bom do ponto de vista da pureza do produto.

veja.abril.com.br/saude/

Confira essa e outras reportagens em