Virada no tempo deve trazer recorde de frio para São Paulo
Capital paulista pode chegar a 15ºC nos próximos dias

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade que está válido até este sábado, 5, na Faixa Leste do estado, atingindo principalmente as regiões do Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e para as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva. Um gabinete de crise foi montado até o próximo domingo, 6, com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta, de grande perigo, até às 10h desta sábado, 5, para o acumulado de chuvas no Vale do Paraíba, Baixada Santista, Região Metropolitana de São Paulo e o Litoral Sul. A chuva pode ser superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Durante o período, as temperaturas devem cair na capital paulista, em decorrência dos ventos intensos, podendo bater o recorde de frio do ano. A temperatura mínima pode chegar a 16ºC no próximo sábado, 5, e a 15ºC no domingo, 6. O recorde de frio na capital em 2025 foi no dia 11 de janeiro, quando a temperatura mínima foi de 16,2°C.
Previsão do tempo para São Paulo (capital) nos próximos dias:
Sexta, 4:
Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mínima de 18ºC e máxima de 26ºC.
Sábado, 5:
Nublado com chuva, mínima de 16ºC e máxima de 19ºC.
Domingo, 6:
Poucas nuvens, mínima de 15ºC e máxima de 21ºC.
Medidas preventivas indicadas pela Defesa Civil:
- Evitar transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa;
- não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios;
- em caso de ventos fortes, manter distância de janelas e objetos que possam se desprender.
Para moradores de áreas de risco:
- Ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento;
- Além disso, é essencial acompanhar os alertas e recomendações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.