Sem refresco: nova onda de calor deve atingir o país novamente
Termômetros podem atingir cerca de 40°C no Rio Grande do Sul

Uma nova onda de calor deve atingir o Sul do país durante essa semana, até a quarta-feira (26), segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu um aviso amarelo de perigo potencial, com destaque para o centro-oeste gaúcho, onde os termômetros devem atingir cerca de 40°C, mas o calor também deve se estender para a faixa leste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo áreas de Santa Catarina.
Essa deve ser a terceira onda de calor no Sul do país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Em meados desse mês, houve uma previsão de onda de calor na região Sudeste do país, mas ela não se confirmou, pois as altas temperaturas registradas em São Paulo e Rio de Janeiro ocorreram apenas em áreas pontuais desses estados.
Como vai ficar o tempo no Sul do Brasil nesta segunda-feira 24?
No Sul, a previsão é de altas temperaturas nos três estados da região hoje, dia 24.
Em Curitiba (PR) a máxima é de 30°C e a mínima é de 18°C. Já em Florianópolis (SC) a máxima é de 31°C e a mínima é de 24°C. Em Porto Alegre (RS) a temperatura máxima pode chegar a 36°C e a mínima pode chegar a 21°C.
Como vai ficar o tempo no Sul do Brasil a partir de quarta-feira, 26?
No Sul, após a passagem da possível terceira onda de calor, pancadas de chuva devem atingir a região a partir de quarta-feira, 26. Os acumulados podem ficar abaixo de 30 mm, mas a combinação de calor e umidade pode ocasionar chuvas localmente intensas, em forma de tempestades.