São Paulo tem alerta de chuvas fortes, e Defesa Civil monta gabinete de crise
Fim de semana deve ter quedas entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas em todo o estado

Um volume expressivo de chuvas é esperado em São Paulo durante os próximos dias. Essa chuva é fruto da passagem de uma frente fria e é necessária atenção especial nas seguintes áreas: Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, e Vale do Paraíba Paulista. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, até às 10h desta sábado, 5, para as chuvas, que podem pode ser superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Também há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. Todo o estado de São Paulo está ainda em aviso amarelo do Inmet, para quedas entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas entre o sábado, 5, e domingo, 6.
A Enel São Paulo divulgou um comunicado nesta sexta-feira, 4, informando que a empresa acionou o plano de contingência para eventos climáticos e mobilizaram reforço das equipes de campo e canais de atendimento.
A Defesa Civil de São Paulo montou um gabinete de crise até o próximo domingo, com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.
Previsão do tempo para São Paulo (capital) hoje:
Sexta, 4:
Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mínima de 18ºC e máxima de 26ºC.
Previsão do tempo para São Paulo (capital) nos próximos dias:
Sábado, 5:
Nublado com chuva, mínima de 16ºC e máxima de 19ºC.
Domingo, 6:
Poucas nuvens, mínima de 15ºC e máxima de 21ºC.
Medidas preventivas indicadas pela Defesa Civil:
- Evitar transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa;
- não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios;
- em caso de ventos fortes, manter distância de janelas e objetos que possam se desprender.
Para moradores de áreas de risco:
- Ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento;
- Além disso, é essencial acompanhar os alertas e recomendações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.