PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Queimadas na Amazônia: o caminho da fumaça tóxica até o final da semana

Rio Grande do Sul deverá ser um dos estados mais afetados. Em São Paulo, crise ambiental segue até sexta-feira

Por Ernesto Neves Atualizado em 10 set 2024, 17h32 - Publicado em 10 set 2024, 12h11

A densa camada de fumaça tóxica produzida por incêndios que castigam a região sul da Amazônia e o Pantanal vai manter boa parte do país sob alerta de ar insalubre até o final desta semana, mostram projeções feitas pelo instituto de meteorologia MetSul.

O MetSul utiliza um modelo de dispersão de partículas feito pelo Sistema Copernicus, da União Europeia.

De acordo com especialistas do instituto, o corredor de fuligem que cobre 60% do país e atinge São Paulo com intensidade nesta terça-feira, 10, vai se deslocar nos próximos dias devido à passagem de uma frente fria.

Continua após a publicidade

Com a fumaça e a seca intensa que o país enfrenta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que mais de 200 cidades estão experimentando condições climáticas muito semelhantes às de um deserto.

No caminho da densa camada de poluição está o Rio Grande do Sul, que verá a concentração de fumaça aumentar a partir de quarta-feira, 11.

Continua após a publicidade

A fumaceira dos incêndios também deverá atingir com mais força o Centro-Oeste na segunda metade da semana, sobretudo a região oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Já no Sudeste, a situação melhora na quarta, mas volta a se agravar na quinta e na sexta. O espalhamento da fumaça também levará ar insalubre para países vizinhos, como Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Montevidéu e Buenos Aires estão no caminho da fuligem mais densa. 

Veja abaixo como será o comportamento da nuvem tóxica nos próximos dias

Terça-feira: Fumaça castiga toda a região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Norte
Terça-feira: fumaça castiga toda a região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Norte (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

Quarta-feira: Sudeste tem alívio parcial, mas situação piora no Mato Grosso e Mato Grosso do SulQuarta-feira: Sudeste tem alívio parcial, mas situação piora no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Quarta-feira: Sudeste tem alívio parcial, mas situação piora em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Divulgação/Divulgação)

 

Quinta-feira: avanço de uma frente fria faz fumaça aumentar em Santa Catarina e no Paraná
Quinta-feira: avanço de uma frente fria faz fumaça aumentar em Santa Catarina e no Paraná (Divulgação/Divulgação)

 

Sexta-feira: corredor carregado de fumaça volta afetar o Sudeste, e situação se agrava novamente no Rio de Janeiro e São Paulo
Sexta-feira: corredor carregado de fumaça volta a afetar o Sudeste, e situação se agrava novamente no Rio de Janeiro e em São Paulo (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.