Primeira onda de frio do ano no Brasil já tem data para chegar: saiba quando
Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser as mais afetadas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primeira onda de frio de 2025 deve chegar ao país durante a primeira quinzena de abril. A expectativa é de que a partir da noite da próxima sexta-feira, 4, uma massa de ar frio cause um declínio de temperatura na Região Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e em parte da Região Sudeste.
Entre a quarta-feira 2 e a quinta-feira 3, chuvas com volumes em torno de 100 mm e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h devem atingir o estado do Rio Grande do Sul. Há ainda a possibilidade de queda de granizo no período.
Como vai ficar a temperatura no Sul durante a frente fria?
As menores temperaturas dessa onda de frio devem ser registradas no Sul, onde podem ficar abaixo de 10 graus em algumas áreas. Há previsão de geada, ao amanhecer de sábado 5 e domingo 6, nas serras gaúcha e catarinense, o que exige atenção para as lavouras. Ventos intensos devem abaixar a sensação térmica em Santa Catarina e no Paraná entre sexta e domingo.
Como vai ficar a temperatura no Sudeste durante a frente fria?
Na próxima quinta-feira, 3, o estado de São Paulo vai estar em alerta para a ocorrência de temporais, que podem ser acompanhados de rajadas de vento significativas. Essa condição de alerta vai se estender para o centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta-feira 3 e a madrugada de sexta-feira 4.
Entre a sexta e domingo 6, mas principalmente no sábado 5, os ventos intensos vão favorecer a baixa sensação térmica nos dois estados. No domingo, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 12 graus na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e Minas Gerais.
Como vai ficar a temperatura no Centro-Oeste durante a frente fria?
No Centro-Oeste, a área afetada será no sul do Mato Grosso do Sul, que terá um declínio de temperatura causada pela chegada de uma massa de ar frio a partir da noite de sexta-feira 4.