O tempo vai virar nesta terça (23): veja as capitais com as menores temperaturas
Curitiba (PR) vai ter mínima de 6°C
Nesta terça-feira, 23, o Brasil vai ter os primeiros sinais da primavera. Segundo previsões do Climatempo, persistirá uma onda de calor que já vinha se intensificando nos últimos dias, porém já em processo de mudança no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, com efeitos da frente fria. Em contraste, nas demais regiões, especialmente Norte e Nordeste, o calor deve permanecer forte, acompanhado de períodos mais secos e possível desconforto térmico.
A frente fria que se formou em parte do Sul e avança em direção ao interior vai provocar elevação da umidade, chuvas isoladas e alguma queda de temperatura local. Em algumas áreas, a transição entre o calor intenso e a chegada do sistema vai gerar instabilidade, com risco de temporais rápidos, trovoadas e ventos.
Regiões mais afetadas
Sul
O Sul será uma das áreas mais impactadas pela mudança. A frente fria vai avançar sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, trazendo chuva moderada a forte em algumas cidades, com possibilidade de ventania. As temperaturas à noite e de manhã tendem a cair mais acentuadamente.
Sudeste e Centro‑Oeste
Nessas regiões, os termômetros devem marcar calor durante a maior parte do dia, mas com efeitos da frente fria que deve provocar nuvens densas, pancadas de chuva mais frequentes, especialmente em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. As máximas podem estar acima da média histórica para o fim de setembro, mas o ar vai refrescar conforme o frio ingressa.
Norte e Nordeste
O quadro segue de calor forte, com sensação de abafamento. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode ficar baixa em locais do interior, aumentando o desconforto. Não se espera mudança significativa de temperatura até o momento nesta terça. Chuvas concentradas no litoral e áreas mais elevadas também são possíveis em parte do Nordeste.
Temperaturas mínimas e máximas em 10 capitais nesta terça, 23, segundo o Climatempo:
- Belo Horizonte (MG): 17 °C / 29 °C
- Brasília (DF): 19 °C / 29 °C
- Curitiba (PR): 6°C / 21 °C
- Florianópolis (SC): 12°C / 22 °C
- Goiânia (GO): 20 °C / 30 °C
- Manaus (AM): 26 °C / 35 °C
- Porto Alegre (RS): 11°C /22 °C
- Rio de Janeiro (RJ): 19 °C / 24°C
- Salvador (BA): 21°C / 31°C
- São Paulo (SP): 13 °C / 20 °C
Riscos climáticos:
- Risco de alagamentos localizados nas regiões do Sul e do Sudeste por causa de chuvas fortes concentradas.
- Ventania pode causar queda de galhos e árvores em áreas de serra ou com vegetação mais densa afetadas pela frente fria.
- Desconforto térmico no Norte e Nordeste devido ao calor elevado e baixa umidade do ar.
- Para quem vai viajar ou estiver ao ar livre: proteger‑se do sol, manter hidratação, evitar exposição nas horas mais quentes do dia. Nas regiões com frio, vestir‑se em camadas à noite e amanhecer.
Previsão para os próximos dias
O Climatempo indica que a frente fria deverá continuar avançando, potencialmente reforçando o resfriamento no Sul e parte do Sudeste. O calor volta a predominar em localidades do interior, mas as trocas entre calor intenso e frio local serão mais frequentes.
A resposta do governo Lula a Cláudio Castro sobre a guerra ao tráfico no Rio
O dado da nova pesquisa que contraria a fala de Lula de que Bolsonaro é passado
A boa e as más notícias para Lula na nova pesquisa sobre a eleição presidencial
Com PEC da Segurança parada, Hugo Motta se manifesta sobre operação no Rio
Colegas ficam revoltados com críticas de Grazi Massafera a Otávio Augusto







