Mutirão ajudará 50 cidades brasileiras a implementar projetos climáticos até 2027
Iniciativa do governo federal, C40 e do Pacto Global de Prefeitos foi anunciada nesta quarta, 5, durante o Fórum de Líderes Locais, no Rio
O Governo do Brasil, a Bloomberg Philanthropies, a C40 Cities e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) anunciaram, nesta quarta-feira, 5, um “mutirão” para apoiar 50 cidades brasileiras na implementação de projetos climáticos até 2027. A iniciativa, divulgada durante o Fórum de Líderes Locais, no Rio de Janeiro, tem como principal objetivo promover projetos climáticos multinível, por meio do desenvolvimento
de esforços locais de transporte sustentável e gestão de resíduos com baixas emissões de metano, alinhados a programas e apoios do governo do Brasil.
“É nas cidades que os efeitos das mudanças climáticas são mais sentidos. E é nelas que podemos fazer os maiores avanços em resiliência. Este programa nos ajudará, na COP30, a deixar um legado duradouro de descarbonização e adaptação urbana aos efeitos das mudanças climáticas”, explica o Ministro das Cidades do Brasil, Jader Barbalho Filho.
A expectativa é que, entre os principais resultados, o projeto proporcione uma plataforma nacional apoiada por inteligência artificial, com dados de emissões, perfis de risco e avaliações de vulnerabilidade para todos os 5.570 municípios brasileiros; a aceleração da ação e da governança climática na Amazônia; a mobilização de mais de 100 cidades para aprendizagem e troca entre pares com governos federais e estaduais sobre o desenvolvimento de projetos climáticos; e o destravamento de mecanismos de financiamento para canalizar recursos a projetos urbanos climáticos em todo o Brasil. Além disso, dez municípios amazônicos receberão apoio direto para desenvolver planos de ação climática iniciais, a fim de estabelecer bases para futuros projetos voltados aos desafios mais urgentes das comunidades.
O mutirão será implementado por meio de uma ampla coalizão de parceiros nacionais. Com coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e apoio de organizações como ABM, CBC, WRI, ICCT, i17, CCFLA, ICLEI e UCCRN, essas redes ajudarão as cidades a transformar planos em ações concretas.
Sem poder entrar nos Estados Unidos, Barroso já tem um novo refúgio internacional
Michelle é a favorita do bolsonarismo contra Lula em 2026, diz pesquisa
COP30 começa com um ‘bode na sala’ para Lula
Qual será o período mais crítico de chuvas em São Paulo hoje, segundo a previsão
Ana Maria Braga comete gafe ao vivo em comentário sobre a COP30







