Ibama abre edital para candidatos com curso superior
As oportunidades são para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental; inscrições abertas a partir do dia 30

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou o edital para o concurso público de 2025, com a oferta de 460 vagas para cargos de nível superior. As oportunidades são para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de janeiro.
A remuneração inicial para os cargos é de 9.994,60 reais. Além do vencimento básico, os servidores poderão rereceber: gratificação de desempenho, auxílio alimentação e gratificação por qualificação (especialização, mestrado ou doutorado) que variam de 464 a 1.387 reais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Cebraspe, no período de 30 de janeiro a 18 de fevereiro. A taxa de inscrição é de 95 reais. Os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa deverão fazê-lo entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro.
Cargos e Vagas
Analista Administrativo: 130 vagas. Requisitos: diploma de nível superior em qualquer área. Atribuições: atividades administrativas e logísticas.
Analista Ambiental: 330 vagas. Requisitos: diploma de nível superior em qualquer área. Atribuições: planejamento ambiental, regulação, controle, fiscalização, licenciamento, entre outras.
Etapas do Concurso
O concurso será composto por duas etapas:
1. Provas Objetivas: Previstas para o dia 6 de abril, com duração de 4 horas e 30 minutos, abrangendo conhecimentos básicos e específicos. As provas serão aplicadas em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
2. Prova Discursiva: Aplicada no mesmo dia da prova objetiva, com temas relacionados à área de atuação.
3. Avaliação de Títulos: De caráter classificatório, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa. Serão pontuados títulos de doutorado, mestrado, especialização e experiência profissional.
O que estudar?
Os conhecimentos básicos para ambos os cargos incluem Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Ética no Serviço Público e Gestão Pública. Para o cargo de Analista Administrativo, há também Legislação Ambiental, Arquivologia e Logística. Já o Analista Ambiental deverá estudar, também, Língua Inglesa, Direito Constitucional e Administrativo. Os conhecimentos específicos variam conforme o cargo, incluindo, para o Analista Ambiental, temas como Proteção de Recursos Genéticos, Manejo da Fauna Silvestre, Licenciamento Ambiental, entre outros.
Onde Atuar?
Os aprovados poderão ser lotados nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, em superintendências, centros especializados ou na administração central do Ibama.