Ibama abre edital para candidatos com curso superior
As oportunidades são para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental; inscrições abertas a partir do dia 30
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou o edital para o concurso público de 2025, com a oferta de 460 vagas para cargos de nível superior. As oportunidades são para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de janeiro.
A remuneração inicial para os cargos é de 9.994,60 reais. Além do vencimento básico, os servidores poderão rereceber: gratificação de desempenho, auxílio alimentação e gratificação por qualificação (especialização, mestrado ou doutorado) que variam de 464 a 1.387 reais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Cebraspe, no período de 30 de janeiro a 18 de fevereiro. A taxa de inscrição é de 95 reais. Os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa deverão fazê-lo entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro.
Cargos e Vagas
Analista Administrativo: 130 vagas. Requisitos: diploma de nível superior em qualquer área. Atribuições: atividades administrativas e logísticas.
Analista Ambiental: 330 vagas. Requisitos: diploma de nível superior em qualquer área. Atribuições: planejamento ambiental, regulação, controle, fiscalização, licenciamento, entre outras.
Etapas do Concurso
O concurso será composto por duas etapas:
1. Provas Objetivas: Previstas para o dia 6 de abril, com duração de 4 horas e 30 minutos, abrangendo conhecimentos básicos e específicos. As provas serão aplicadas em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
2. Prova Discursiva: Aplicada no mesmo dia da prova objetiva, com temas relacionados à área de atuação.
3. Avaliação de Títulos: De caráter classificatório, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa. Serão pontuados títulos de doutorado, mestrado, especialização e experiência profissional.
O que estudar?
Os conhecimentos básicos para ambos os cargos incluem Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Ética no Serviço Público e Gestão Pública. Para o cargo de Analista Administrativo, há também Legislação Ambiental, Arquivologia e Logística. Já o Analista Ambiental deverá estudar, também, Língua Inglesa, Direito Constitucional e Administrativo. Os conhecimentos específicos variam conforme o cargo, incluindo, para o Analista Ambiental, temas como Proteção de Recursos Genéticos, Manejo da Fauna Silvestre, Licenciamento Ambiental, entre outros.
Onde Atuar?
Os aprovados poderão ser lotados nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, em superintendências, centros especializados ou na administração central do Ibama.
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF







