Guterres alerta na COP30: falhar na meta de 1,5°C é um fracasso moral global
Guterres convoca líderes na COP30 a promover uma virada de paradigma na luta climática
O secretário-geral da ONU, António Guterres, abriu nesta quinta-feira, 6, a Cúpula dos Líderes da COP30, em Belém, com um alerta contundente: não limitar o aquecimento global a 1,5°C seria uma “falha moral e uma negligência mortal”.
Guterres afirmou que o mundo já caminha para ultrapassar o limite estabelecido pelo Acordo de Paris, o que poderia desencadear consequências “catastróficas e irreversíveis” para ecossistemas e populações inteiras.
“Cada fração de grau acima representa mais fome, mais deslocamentos, mais perdas econômicas e vidas destruídas”, disse.
O chefe da ONU pediu uma “mudança de paradigma fundamental” para reduzir os impactos do aquecimento e criticou duramente as empresas de combustíveis fósseis, que, segundo ele, continuam “enganando o público, obstruindo o progresso e apostando contra a humanidade”.
“Cada dólar em subsídios ao petróleo, gás e carvão é um dólar retirado da saúde e do futuro comum”, afirmou.
+ Lula com príncipe e mais: veja a agenda do primeiro dia da Cúpula dos Líderes em Belém
+ A VEJA, prefeito de Londres, Sadiq Khan, desafia Trump e a polarização em defesa do clima
+ Quem são os chefes de Estado presentes na Cúpula dos Líderes, em Belém
Apesar de avanços em planos de redução de emissões, o secretário-geral reconheceu que o ritmo das transformações é insuficiente.
Mesmo que todas as promessas sejam cumpridas, o planeta ainda se encaminharia para um aumento de 2,3°C, um cenário perigoso, embora melhor que o previsto há duas décadas, graças ao Acordo de Paris e à revolução da energia limpa.
O alerta de Guterres ocorre em meio a uma conjuntura global conturbada. Guerras, tensões políticas e o avanço de movimentos nacionalistas, especialmente nos Estados Unidos, têm enfraquecido a cooperação internacional em torno da crise climática.
Países em desenvolvimento, particularmente do Sul Global, pressionam as nações ricas a cumprir o compromisso de financiar US$ 1,3 trilhão anuais para adaptação e transição energética, meta definida na COP29, em Baku, mas ainda distante de ser alcançada.
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
Na contramão da oposição, o recado de Mourão sobre o comando petista da CPI do Crime Organizado
Virgínia Fonseca quebra silêncio após rumores de término com Vini Jr
‘Não se encara com teorias um bandido armado com fuzil’, diz ex-ministro da Segurança
Comida acaba na COP30 e visitantes almoçam sorvete







