Frio intenso avança nesta quarta, 30, mas já com data para amenizar; saiba as regiões que serão mais afetadas
Tempo deve ser seco na maior parte do país

Nesta quarta-feira, 30, o frio intenso que marcou o fim de julho começa a perder força, mas madrugadas seguem geladas no Sul e no Sudeste. A massa de ar polar retrocede gradualmente, enquanto um sistema de alta pressão no Atlântico favorece o tempo seco e sol no interior do país. As menores temperaturas permanecem nas regiões meridionais, com mínimas ainda próximas a 5 °C — mas às tardes, o sol já eleva as máximas. Veja como fica o cenário nacional:
Regiões mais afetadas
- Sul do país: apesar da redução do frio mais extremo nas horas mais quentes, as manhãs seguem frias. Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis continuam sob influência da massa polar que atuou no começo da semana.
- Sudeste: as temperaturas elevadas seguem longe e as noites continuam frias, especialmente no sul de São Paulo e nas serras de Minas e Rio de Janeiro.
- Centro‑Oeste e Norte: tempo seco, sol e calor durante o dia. As mínimas matinais ficam agradáveis, entre 13 °C e 19 °C.
- Nordeste: dias quentes e estáveis, especialmente no interior; chuvas isoladas são pouco prováveis.
Temperaturas mínimas e máximas em 10 capitais nesta quarta, 30, segundo o Climatempo:
- Belo Horizonte (MG): 9 °C / 24 °C
- Brasília (DF): 12 °C / 29 °C
- Curitiba (PR): 2°C / 16 °C
- Florianópolis (SC): 6 °C / 18 °C
- Goiânia (GO): 14 °C / 29 °C
- Manaus (AM): 24 °C / 35 °C
- Porto Alegre (RS): 5 °C / 16 °C
- Rio de Janeiro (RJ): 12 °C / 22 °C
- Salvador (BA): 20 °C / 28 °C
- São Paulo (SP): 7 °C / 16 °C
Riscos climáticos e orientações
- Alerta de geada ainda é válido no Sul e sul do Sudeste, especialmente nas áreas mais elevadas de PR, SC e RS. Agricultores devem continuar protegendo plantações sensíveis.
- Ventania e ressaca continuam sob atenção no litoral, mas com intensidade menor que na semana anterior. A melhora gradual reduz, mas não elimina os riscos à navegação costeira.
- Ar seco e céu aberto predominam no Centro‑Oeste, Norte e Nordeste. Nas regiões mais secas, recomenda‑se hidratação e proteção para quem passa longos períodos fora de casa.
Tendência para os próximos dias
- Com a alta pressão se consolidando sobre o oceano, espera-se clareamento e tempo seco na maior parte do país. O frio noturno ainda persistirá até quinta-feira no Sul e Sudeste, mas as máximas tendem a subir gradualmente já a partir de quinta e sexta-feira, com retomada do padrão mais seco e quente no Centro‑Oeste e Nordeste. Monitoramento continuo recomendado para eventuais frentes frias no início de agosto.