Fórum de Líderes Locais da COP30 é anunciado no Rio de Janeiro para impulsionar ação climática
De 3 a 5 de novembro, evento reunirá centenas de prefeitos, governadores e líderes subnacionais para pensar soluções de progresso climático
A Presidência da COP30 e a ONG Bloomberg Philanthropies anunciaram, nesta terça-feira, 24, o Fórum de Líderes Locais da COP30, que tem como objetivo destacar soluções climáticas locais e demonstrar como cidades, estados e regiões estão acelerando o progresso rumo às metas climáticas globais. O encontro de três dias que será realizado no Rio de Janeiro, de 3 a 5 de novembro, e reunirá centenas de prefeitos, governadores e líderes subnacionais.
Marcado para poucos dias antes da Cúpula de Líderes Mundiais e das negociações oficiais em Belém (PA), o Fórum destacará como políticas locais podem melhorar vidas e, ao mesmo tempo, promover metas climáticas globais — incluindo triplicar a energia renovável até 2030, dobrar a eficiência energética, abandonar os combustíveis fósseis e mobilizar pelo menos US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para apoiar os países em desenvolvimento na linha de frente da crise.
“Enquanto nos preparamos para a COP30 no coração da Amazônia, somos inspirados pelo espírito do mutirão – um esforço coletivo em que todas as vozes e todos os níveis de governança contribuem para um objetivo comum”, afirma o Embaixador Presidente Designado da COP30, André Corrêa do Lago.
Os principais eventos que acontecerão ao longo dos três dias do Fórum incluirão:
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40:
- Evento que marca o 20º aniversário da rede será convocado pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan, e apresentado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O A cerimônia reunirá prefeitos – incluindo uma delegação da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil – e líderes do Pacto Global de Prefeitos para apresentar os progressos em energia, mobilidade, infraestrutura, descarbonização de edifícios e soluções baseadas na natureza. As sessões contarão com intercâmbios entre pares e destaques sobre a inovação urbana brasileira.
Cúpula Global de Estados e Regiões:
- Convocado pela Coalizão Under2 em parceria com redes globais, regionais e nacionais, o evento reunirá governadores, premiês e líderes regionais para demonstrar ações climáticas em setores-chave, como energia renovável, transporte, indústria e uso do solo – identificando facilitadores de políticas e estratégias para superar barreiras, desde o financiamento até a regulamentação. Estados brasileiros, como o Pará, anfitrião da COP, e o Rio de Janeiro, anfitrião do Fórum de Líderes Locais, se reunirão para mostrar como suas lideranças regionais unem ambição global e entrega de resultados na linha de frente.
Cerimônia de Premiação dos Líderes Locais:
- Coorganizado pela C40 e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, o encontro homenageará governos subnacionais que estejam impulsionando resultados em relação às prioridades da COP30: transição energética justa, adaptação, saúde e parcerias multiníveis. Os prêmios reconhecerão um vencedor brasileiro e um global em cada categoria.
Coligação para a Parceria Multinível de Alta Ambição (CHAMP) Diálogo Político de Alto Nível:
- Realizado em parceria com o World Resources Institute, o C40 e o Pacto Global de Prefeitos, reunirá líderes nacionais e subnacionais comprometidos com o avanço dos objetivos do Acordo de Paris por meio de uma forte colaboração multinível. O Diálogo demonstrará a implementação dos compromissos do CHAMP, promoverá novas parcerias e impulsionará o impulso político para a incorporação da liderança local e regional aos processos climáticos nacionais e internacionais. Esta sessão posicionará a cooperação multinível como essencial para acelerar a ação climática global.
Após o Fórum, uma delegação de líderes locais viajará a Belém para conectar os eventos no Rio à COP30. O Grupo Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA), que atua como a voz das cidades e regiões no processo da UNFCCC, trará uma visão unificada de mobilização para uma COP30 Local-Global e além.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







