Formação de ciclone compromete tempo no feriado
Fenômeno provoca chuvas fortes em cinco estados do país no dia de Nossa Senhora de Aparecida
A formação de um ciclone extratropical, movido pelo encontro de massas de ar quente e frio, deve complicar a romaria para a festa de Nossa Senhora de Aparecida, comemorada pelos católicos no próximo domingo, 12. Desde o dia 3, é intenso o movimento de fiéis para o Santuário Nacional, no interior de São Paulo em Aparecida. Apenas para a comemoração são esperadas mais de 100 mil pessoas. Mas de acordo com a previsão haverá ventos fortes, chuvas intensas, ressacas e quedas de temperatura em pelo menos cinco estados brasileiros, inclusive em São Paulo. O fenômeno nasce na região do Rio da Prata, entre o Sul da Argentina e o Uruguai, que é uma área de baixa pressão, condição fundamental para a formação do ciclone extratropical. A partir daí uma frente fria associada ao sistema avançará rapidamente sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil já no domingo, comprometendo o tempo.
O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma em latitudes médias, geralmente entre 30° e 60°, quando massas de ar frio e quente se encontram. Diferente dos ciclones tropicais — que dependem da energia de oceanos quentes e apresentam um “olho” bem definido —, os extratropicais são movidos pelo contraste térmico entre diferentes massas de ar e se organizam em frentes frias e quentes. Trata-se de um fenômeno comum no Sul do Brasil e em outras regiões do mundo de clima temperado, que provocam um reboliço no tempo.
A MetSul Meteorologia alerta para chuva forte, queda de granizo e ventos capazes de derrubar árvores de destelhar casas. A tempestade será mais intensa no Mato Grosso do Sul e nos três estados sulistas. Com menos intensidade, há previsão também de temporal em São Paulo. Na segunda-feira, o fenômeno avança para o Centro-Oeste do Brasil e parte do Sudeste.
Leia:
+https://vejasp.abril.com.br/cidades/ciclone-extratropical-traz-fortes-ventos-para-o-sudeste/






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)