Climatempo desmente informação sobre sensação térmica em Porto Alegre
Capital gaúcha deve ter temperaturas mais amenas nos próximos dias

A Climatempo divulgou um comunicado nesta quarta-feira, 12, desmentindo a informação que circulou em alguns veículos de mídia de que a sensação térmica chegou em até 70°C em Porto Alegre (RS). Essa conclusão foi baseada em um cálculo errôneo feito a partir de uma tabela de estimativa da sensação térmica de calor, utilizada pelos meteorologistas para calcular a sensação térmica.
Ao contrário da sensação térmica divulgada de 70°C, a medição real da temperatura às 15 horas do dia 11 de fevereiro foi de 39,5°C em Porto Alegre, com uma sensação térmica de 47°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse foi o recorde de calor na capital gaúcha nesse ano.
Uma nova onda de calor deve afetar toda a Região Sudeste, muitas áreas do Sul, do Centro-Oeste e do Nordeste e uma pequena área no estado do Tocantins, na Região Norte do Brasil até o próximo dia 21 de fevereiro.
Como vai ficar o tempo em Porto Alegre nos próximos dias?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre deve ter temperaturas mais amenas nos próximos dias, em decorrência do aumento da nebulosidade e da volta das pancadas de chuva. A temperatura pode voltar a aumentar no próximo domingo, 16 e pancadas de chuva vão continuar ocorrendo e se espalhando pelo Rio Grande do Sul até o final desta semana. Confira a previsão para os próximos dias:
Quinta-feira, 13: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas; mínima de 23°C e máxima de 26°C.
Sexta-feira, 14: Muitas nuvens; mínima de 21°C e máxima de 26°C.
Sábado, 15: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas; mínima de 21°C e máxima de 25°C.
Domingo, 16: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas; mínima de 24°C e máxima de 32°C.
Alerta laranja do Inmet para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul:
O Inmet divulgou dois alertas laranjas para a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, além do nordeste do Rio Grande do Sul, com validade até às 23 horas desta quinta-feira, 13. Os alertas são para o risco de acumulados de chuva que podem chegar a 100 mm.