Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Cadê a tomada? No avanço dos carros elétricos, faltam carregadores

No Brasil, a situação é dramática. Em junho, eram 158 000 elétricos rodando pelo país, mas apenas 3 500 estações, uma para cada 45 carros

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 09h45 - Publicado em 1 dez 2023, 06h00

Há poucos anos, os carros elétricos eram caros e tinham pouca autonomia. Hoje, a situação é outra. A tecnologia avançou e eles conseguem rodar por centenas de quilômetros, além de ser mais acessíveis. Na corrida para conter as emissões danosas ao meio ambiente, os antigos motores a gasolina parecem ter os dias contados. Mas há um descompasso: faltam postos para carregar as baterias. O mercado cresce, mas as tomadas seguem ritmo de expansão muito mais lento.

Projeções indicam que a frota elétrica dos Estados Unidos deve chegar a 48 milhões de veículos até 2030. Para alimentar todos esses veículos, seriam necessários 28 milhões de estações de recarga privadas, aquelas instaladas na casa das pessoas, e ao menos 1,2 milhão de estações públicas, em supermercados e shopping centers. Ou seja, cerca de uma estação para cada 1,7 carro. Hoje, são 2,4 milhões de carros elétricos circulando, mas apenas 143 000 estações, entre públicas e privadas. Uma para cada dezesseis carros. No Brasil, a situação é dramática. Em junho, eram 158 000 elétricos rodando pelo país, mas apenas 3 500 estações, uma para cada 45 carros.

arte-carro-elétrico-iPhone

Busca-se saída, e uma delas é desenvolver novos modelos de bateria, que substituam as de lítio. Uma alternativa são as versões feitas com sódio, mais baratas e sustentáveis. A startup sueca Northvolt criou um protótipo tão eficiente quanto a versão de lítio. A chinesa BYD montará a primeira fábrica de baterias de sódio do mundo. São desenvolvimentos bem-vindos, mas o nó permanece: é preciso instalar mais carregadores. Como celebrar a frota de veículos elétricos se eles estiverem presos às lentas tomadas convencionais? A revolução eletrificada pede enérgico avanço em infraestrutura.

Publicado em VEJA de 1º de dezembro de 2023, edição nº 2870

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.