PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Brasil queimou mais vegetação nativa do que área de pastagem em 2024

Desde 2019, o maior número de incêndios eram de pastagens até esse ano; inversão preocupa especialistas

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 nov 2024, 18h26 - Publicado em 21 nov 2024, 18h14

De janeiro a outubro, o território brasileiro teve três vezes mais focos de queimadas e perdeu o dobro de área para o fogo do que em 2023. O MapBiomas, que monitora o uso da solo brasileiro por imagens de satélite, calcula que os incêndios devastaram 15 milhões de hectares a mais que o ano passado. No total, o Brasil queimou uma área o equivalente a um Tocantins. E para aumentar a gravidade da situação, os biomas  foram mais atingidos do que as áreas de pastagens, pela primeira vez desde 2019, quando começou a medição do MapBiomas.

A destruição de um bioma resulta na morte de inúmeras espécies de plantas e animais, algumas das quais podem ser endêmicas ou estar em risco de extinção. O fogo em um sistema como esse reduz a diversidade genética e a resiliência do ecossistema, que fica mais vulnerável as mudanças climáticas, além de diminuir a fertilidade da terra e a capacidade de retenção de água.

A Amazônia foi a maior vítima do ano. Em outubro, especificamente, quase três em cada quatro hectares queimados pertenciam ao maior bioma brasileiro. A região teve um aumento de 59% de áreas queimadas, em relação ao mesmo período de 2023. Praticamente metade do que virou cinza, 1,9 milhão de hectares, era de vegetação nativa. 

Leia:

+ https://veja.abril.com.br/agenda-verde/queimadas-devastaram-o-equivalente-a-um-estado-de-roraima-em-vegetacao-nativa-no-brasil

+ https://veja.abril.com.br/agenda-verde/focos-de-incendios-explodem-na-amazonia

Continua após a publicidade

Biomas queimados por área perdida em outubro

  • Cerrado, 934 mil hectares queimados, dos quais 86% era de vegetação nativa.
  • Pantanal, 261 mil hectares, sendo 97% de área nativa. 
  • Mata Atlântica, 96 mil hectares perdidos

Mato Grosso foi o estado brasileiro com mais incêndios

Mato Grosso respondeu por um quarto (24%) do território queimado em todo o Brasil (6,7 milhões de hectares), seguido pelo Pará e Tocantins, com 6,1 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente. Juntos, os três estados totalizaram 56% da área incendiada, de janeiro a outubro deste ano. Os municípios de São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) registraram as maiores faixas de terras queimadas entre janeiro e outubro de 2024, com 1,4 milhão de hectares e 795 mil hectares, respectivamente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.