Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasil queimou mais vegetação nativa do que área de pastagem em 2024

Desde 2019, o maior número de incêndios eram de pastagens até esse ano; inversão preocupa especialistas

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 nov 2024, 18h26 - Publicado em 21 nov 2024, 18h14

De janeiro a outubro, o território brasileiro teve três vezes mais focos de queimadas e perdeu o dobro de área para o fogo do que em 2023. O MapBiomas, que monitora o uso da solo brasileiro por imagens de satélite, calcula que os incêndios devastaram 15 milhões de hectares a mais que o ano passado. No total, o Brasil queimou uma área o equivalente a um Tocantins. E para aumentar a gravidade da situação, os biomas  foram mais atingidos do que as áreas de pastagens, pela primeira vez desde 2019, quando começou a medição do MapBiomas.

A destruição de um bioma resulta na morte de inúmeras espécies de plantas e animais, algumas das quais podem ser endêmicas ou estar em risco de extinção. O fogo em um sistema como esse reduz a diversidade genética e a resiliência do ecossistema, que fica mais vulnerável as mudanças climáticas, além de diminuir a fertilidade da terra e a capacidade de retenção de água.

A Amazônia foi a maior vítima do ano. Em outubro, especificamente, quase três em cada quatro hectares queimados pertenciam ao maior bioma brasileiro. A região teve um aumento de 59% de áreas queimadas, em relação ao mesmo período de 2023. Praticamente metade do que virou cinza, 1,9 milhão de hectares, era de vegetação nativa. 

Leia:

+ https://veja.abril.com.br/agenda-verde/queimadas-devastaram-o-equivalente-a-um-estado-de-roraima-em-vegetacao-nativa-no-brasil

+ https://veja.abril.com.br/agenda-verde/focos-de-incendios-explodem-na-amazonia

Continua após a publicidade

Biomas queimados por área perdida em outubro

  • Cerrado, 934 mil hectares queimados, dos quais 86% era de vegetação nativa.
  • Pantanal, 261 mil hectares, sendo 97% de área nativa. 
  • Mata Atlântica, 96 mil hectares perdidos

Mato Grosso foi o estado brasileiro com mais incêndios

Mato Grosso respondeu por um quarto (24%) do território queimado em todo o Brasil (6,7 milhões de hectares), seguido pelo Pará e Tocantins, com 6,1 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente. Juntos, os três estados totalizaram 56% da área incendiada, de janeiro a outubro deste ano. Os municípios de São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) registraram as maiores faixas de terras queimadas entre janeiro e outubro de 2024, com 1,4 milhão de hectares e 795 mil hectares, respectivamente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.