Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
VEJA 55 ANOS

Zagallo: sorte ou estratégia?

Na última semana, o mundo do futebol se despediu de um de seus personagens mais icônicos, o único a vencer quatro Copas. Em 26 de junho de 1974, o 'Velho Lobo' foi destaque na capa de VEJA

Por Natália Hinoue Atualizado em 19 jan 2024, 09h42 - Publicado em 11 jan 2024, 14h00
Continua após publicidade

Na última semana, o mundo do futebol se despediu de um de seus personagens mais icônicos. Conhecido como “Velho Lobo”, Mário Jorge Lobo Zagallo faleceu no dia 5 de janeiro de 2024, aos 92 anos, com o recorde inigualável de ter sido duas vezes campeão do mundo como jogador e duas à margem do campo.

Em 26 de junho de 1974, o “Velho Lobo”, como era conhecido, foi destaque na capa de VEJA. O treinador liderava a seleção brasileira na disputa da Copa da Alemanha e via o seu trabalho ser questionado pelo desempenho abaixo do esperado da equipe.

“Que Copa essa? De fato, para os brasileiros que acompanham distância os sucessos da Alemanha, a compreensão exata do que está acontecendo em tão longínquas paragens transformou-se num exercício intelectual além das frágeis possibilidades do raciocínio humano. Que time esse? Que Copa essa? Que técnico esse? E o futebol, o que aconteceu com velho futebol?”, questionava o especial de mais de dez páginas, com participação de pessoas próximas ao “Velho Lobo”, como Elba de Pádua Lima, conhecido como Tim, treinador do Santos, e o preparador físico, Carlos Alberto Parreiras.

“O fato que, depois de tantas tão dramáticas manifestações de desalento e revolta diante dos primeiros resultados do time nacional, a seleção brasileira, com os três gols marcados sábado contra os temíveis zairenses, se vê, para espanto geral, na confusa e maravilhosa situação de lutar em razoáveis condições pelo título mundial desse novo estranho esporte – pelo menos para os torcedores pátrios – revelado neste campeonato”, continuava o texto.

Continua após a publicidade

O que ninguém sabia é que, mesmo com a derrota em 74, Zagallo voltaria ao topo ao ganhar mais um título com a seleção verde-amarela em 94, trazendo o tetra ao Brasil, como coordenador.

É inegável a grandeza de Zagallo, e não à toa ele foi eleito o nono melhor treinador de todos os tempos pela revista World Soccer, em 2013, e o 27º melhor jogador de todos os tempos pela revista FourFourTwo, em 2020.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.