
Vejam quem chegou de repente: o futuro
Há 55 anos, VEJA lançava a sua primeira edição de ano novo, trazendo na capa a novidade de 1969: a chegada do homem à Lua.
“Entre 1900 1950 o homem dobrou conhecimento que adquirira da natureza durante 100 mil anos. De 1950 1960, uma nova explosão de conhecimento, equivalente dos cinquenta anos anteriores. O progresso sempre mais rápido, mais rápido: último salto para tornar-se duas vezes mais sábio exigiu do homem apenas seis anos (de 1960 1966, mais uma duplicação de conhecimentos científicos, segundo os sociólogos). Finalmente, um clímax: num sábado, 21 de dezembro de 1968, três homens saíram da Terra pela primeira vez; viajaram sete dias seis noites no céu, viram Lua, voltaram. No sábado seguinte, quando aqueles três heróis descansavam, todos os outros homens viram que tinham pela frente o futuro, fascinante, vertiginoso. E quiseram saber aonde os levaria esta corrida sem fim, irrefreável”, iniciava o especial de dez páginas com detalhes da aventura.
Hoje, mais de cinquenta anos depois, VEJA inicia o ano com mais uma novidade: o lançamento do acervo da revista. Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.