O petróleo no centro das negociações
Em 1974, VEJA destacava em sua capa uma grande reportagem sobre o papel político do petróleo. Mais de 50 anos depois, o assunto segue em pauta com a escalada entre EUA e Venezuela
Em 11 de dezembro de 1974, o petróleo e seu papel político eram capa de VEJA.
Ao longo de mais de 20 páginas, a reportagem relatava a descoberta de petróleo na Bacia de Campos e destacava seu impacto decisivo no Brasil.
Além de fortalecer a Petrobras e a defesa do monopólio estatal, o achado trouxe otimismo econômico após a crise do petróleo de 1973 e ajudou o governo Geisel a reduzir tensões políticas, reforçando expectativas de crescimento, autossuficiência energética e desenvolvimento nacional.
Mais de 50 anos depois, o petróleo permanece no topo da pauta mundial como mostra a escalada entre Estados Unidos e Venezuela.
Na noite desta terça-feira, 16 de dezembro, o presidente Donald Trump anunciou o bloqueio de petroleiros da Venezuela e afirmou que o país está “completamente cercado”. O republicano também disse que o regime venezuelano foi designado uma “organização terrorista estrangeira”.
A subida de tom vem diante de um cenário de pressão de Trump sobre o regime de Nicolás Maduro nos últimos meses, com o envio de navios de guerra americanos para patrulhar a costa venezuelana e acusações de que o próprio Maduro é o líder de um cartel de drogas.
O presidente Lula se pronunciou sobre a crise entre os dois países. Ao abrir a última reunião ministerial de 2025, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, o petista defendeu uma saída dialogada para a campanha militar americana.
Segundo Lula, sai mais “barato” conversar do que fazer guerra.
Acompanhe em VEJA. Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição do passado no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.
BBB26: Parentes dizem que Pedro surtou e acha que está na França
BBB 26: Mulher de Pedro toma atitude após acusação de assédio
A crítica à condução de Tadeu Schmidt no caso de assédio de Pedro no BBB
Maioria dos economistas rejeita a ideia, mas Lula insiste em uma grande aposta para as eleições
A batalha do ‘teto’: pesquisa revela a diferença entre Flávio Bolsonaro e Tarcísio







