
O brasileiro mais rico do mundo na lista da Forbes
Em 2012, Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook, recebeu VEJA com exclusividade em seu apartamento. Hoje, com 43 anos, é considerado o brasileiro mais rico da lista de bilionários da Forbes
TBT 30 DE MAIO DE 2012 | Quem é o brasileiro mais rico da lista de bilionários da Forbes?
O empresário Eduardo Saverin, 43, voltou a liderar o ranking dos brasileiros mais ricos do mundo na lista anual de bilionários da revista Forbes, divulgada nesta terça-feira, 1º, com uma fortuna estimada em 34,5 bilhões de dólares.
Ele é conhecido por ter ajudado Mark Zuckerberg a fundar o Facebook— os dois se conheceram quando estavam na faculdade, em Harvard. O brasileiro foi o responsável pelo investimento inicial necessário para começar as operações da empresa.
Em 2005, devido a desentendimentos com Zuckerberg, Saverin deixou a empresa. Após uma disputa judicial, ele passou a ter cerca de 2% das ações da Meta, holding que controla o Facebook, Instagram, WhatsApp e outras plataformas.
Em 2012, após o lançamento do filme ‘A Rede Social’, que conta a história do Facebook, Saverin recebeu VEJA com exclusividade em seu apartamento e compartilhou sua trajetória, os detalhes dos primórdios da rede social, a verdade vista por quem a viveu.
“Saverin age como quem joga xadrez — tenta antever o que virá depois, em lances ora agressivos, ora cautelosos”, iniciava a reportagem.
“Dos pais e de Harvard aprendeu que errar muito é o caminho mais curto para acertar, mesmo pouco. Negociador, é nato. Antes de ir para os Estados Unidos, pré-adolescente, vendeu um videogame para um amigo, com quem também dividia o fascínio por Michael Jackson, mas disse ao pai que só embarcaria se ganhasse outro. Levou o que pediu e, de quebra, foi presenteado com um micro Packard Bell, seu primeiro”, continuava o texto.
“Hoje tenho investido como louco”, disse. Pôs dólares em dezenas de empresas dos Estados Unidos, Europa e Ásia como investidor-anjo, figura nascida no Vale do Silício. Quer entrar no Brasil, “porque está em meu coração, sou brasileiro, é o lugar onde nasci”, mas ainda não descobriu uma boa janela. Confira a entrevista completa na home de VEJA.
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.