Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
VEJA 55 ANOS

Delfim Netto e o ‘milagre econômico’

Em 9 de agosto de 1972, VEJA destacava em sua capa as realizações do ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal que mudou o rumo da economia brasileira

Por Natália Hinoue Atualizado em 15 ago 2024, 17h41 - Publicado em 15 ago 2024, 11h30
Continua após publicidade

TBT | Na madrugada desta segunda-feira, 12, morreu aos 96 anos um dos grandes nomes da economia brasileira: Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal.

Em 9 de agosto de 1972, VEJA destacava em sua capa as realizações do economista em um especial que retratava o caminho percorrido pelo Brasil para deixar de ser um anônimo espectador da cena mundial e ser conduzido a um papel de destaque.

“No fim da semana retrasada, o presidente Richard Nixon recebeu na Casa Branca o ministro da Fazenda do Brasil, Antônio Delfim Netto — e o principal assunto da conversa foi a questão da reforma monetária internacional”, iniciava a reportagem.

“A audiência concedida a Delfim deixa a entender que a cadeira brasileira não ficará no fundo das mesas. E, de uma posição bem situada, o Brasil, que enfrenta hoje os problemas externos típicos de um país em expansão, estará em Washington para discutir esses problemas e garantir a normalidade de seu comércio exterior”, relatava o texto.

Delfim Netto foi ministro da Fazenda de 1967 a 1974, durante o período da ditadura militar, servindo os governos dos generais Arthur da Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici. E é lembrado por ter sido o principal condutor do chamado “milagre econômico”, período de crescimento da economia, com medidas para atrair investimento externo e avanço do PIB.

Continua após a publicidade

O ex-ministro foi conselheiro histórico de vários governos. Além de Lula, aconselhou presidentes como Sarney, Dilma e Michel Temer.

Com complicações de saúde, Delfim Netto estava internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, desde o dia 5 de agosto. Ele deixa uma filha e um neto. A causa da morte não foi divulgada.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.