Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
VEJA 55 ANOS

Delfim Netto e o ‘milagre econômico’

Em 9 de agosto de 1972, VEJA destacava em sua capa as realizações do ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal que mudou o rumo da economia brasileira

Por Natália Hinoue Atualizado em 15 ago 2024, 17h41 - Publicado em 15 ago 2024, 11h30
Continua após publicidade

TBT | Na madrugada desta segunda-feira, 12, morreu aos 96 anos um dos grandes nomes da economia brasileira: Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal.

Em 9 de agosto de 1972, VEJA destacava em sua capa as realizações do economista em um especial que retratava o caminho percorrido pelo Brasil para deixar de ser um anônimo espectador da cena mundial e ser conduzido a um papel de destaque.

“No fim da semana retrasada, o presidente Richard Nixon recebeu na Casa Branca o ministro da Fazenda do Brasil, Antônio Delfim Netto — e o principal assunto da conversa foi a questão da reforma monetária internacional”, iniciava a reportagem.

“A audiência concedida a Delfim deixa a entender que a cadeira brasileira não ficará no fundo das mesas. E, de uma posição bem situada, o Brasil, que enfrenta hoje os problemas externos típicos de um país em expansão, estará em Washington para discutir esses problemas e garantir a normalidade de seu comércio exterior”, relatava o texto.

Delfim Netto foi ministro da Fazenda de 1967 a 1974, durante o período da ditadura militar, servindo os governos dos generais Arthur da Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici. E é lembrado por ter sido o principal condutor do chamado “milagre econômico”, período de crescimento da economia, com medidas para atrair investimento externo e avanço do PIB.

O ex-ministro foi conselheiro histórico de vários governos. Além de Lula, aconselhou presidentes como Sarney, Dilma e Michel Temer.

Com complicações de saúde, Delfim Netto estava internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, desde o dia 5 de agosto. Ele deixa uma filha e um neto. A causa da morte não foi divulgada.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.