Da Eco-92 à COP30: o Brasil no centro dos debates ambientais
Em 1992, VEJA destacava em sua capa um especial de mais de 50 páginas sobre a Cúpula da Terra, que lançou o primeiro tratado entre os países. Mais de 30 anos depois, os olhos voltam-se a Belém
Em 3 de junho de 1992, VEJA destacava em sua capa o início da história das conferências sobre a mudança do clima. Tratava-se da ECO92, realizada no Rio de Janeiro, onde foi lançado o primeiro tratado para que os países cooperassem para enfrentar o problema ambiental.
O especial de quase 50 páginas mostrava o papel de cada nação na ecologia, com destaque para “os campeões da poluição”, como os Estados Unidos, chamado de ‘tio sujismundo’ na reportagem, e o Japão, que passou de vilão a modelo e se tornou a “primeira superpotência ambiental”.
Na próxima segunda-feira, representantes do mundo inteiro voltam a se reunir no Brasil, desta vez em Belém, com o objetivo de acelerar as ações climáticas para frear o antigo desafio da mudança do clima.
A COP30 acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro, mas já nesta quinta e sexta-feira, chefes de Estado de diversos países se reúnem para a cúpula de líderes, com sessões temáticas comandadas pelo presidente Lula.
Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Brasil, agora, tanto para acompanhar os acordos que devem sair da conferência, quanto para checar se o país vai conseguir entregar o evento, em meio a todas as dificuldades já apresentadas.
Acompanhe em VEJA. Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição do passado no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.
Fátima Bernardes: ‘Fico com dó do príncipe William’
Ativistas ambientais que danificaram obra de Edgard Degas em museu recebem sentença de prisão
César Tralli foi ‘impedido’ de dar boa-noite em sua estreia no JN
A reação do governo brasileiro ao primeiro revés da COP30
A justificativa de Flávio Bolsonaro para votar com o governo Lula no Senado







